Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Santuário de Aparecida é símbolo da devoção mariana no Brasil

- Publicidade -

Santuário de Aparecida é símbolo da devoção mariana no Brasil

CNBB

De 2014 a 2017, a arquidiocese de Aparecida (SP) se unirá à Igreja no Brasil para as celebrações do tricentenário da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Até o ano da comemoração dos “300 anos de bênçãos”, todas as arquidioceses, dioceses, prelazias e capitais brasileiras serão visitadas pela imagem peregrina da padroeira do Brasil. Entre as várias atividades programadas, está a inauguração do campanário da basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que é sinônimo da devoção do povo brasileiro à Mãe de Deus.

De acordo com os Missionários Redentoristas, que cuidam das atividades pastorais e administrativas do local desde 1894, o Santuário recebe cerca de 11 milhões de peregrinos ao ano, oriundos de todas as partes do Brasil e do exterior. Para acolher tantos fiéis, há uma área superior a 1,3 milhão de metros quadrados, com quase 143 mil metros quadrados de área construída, um estacionamento com capacidade para mais de 6 mil veículos e extensão de 285 mil metros quadrados e um heliponto.

A Basílica de Aparecida compreende quase 72 mil metros quadrados e inclui os pavimentos inferior e térreo; arcada e Tribuna sul; a Cúpula Central, de 70m de altura; e as Capelas da Ressurreição e do Batismo, além da Torre Brasília, de 109 metros de altura.

No interior da Basílica fica o nicho da imagem milagrosa da padroeira do Brasil. Neste pavimento, de 25 mil m², são realizadas as celebrações eucarísticas que chegam a reunir 30 mil devotos em torno do altar central. Nas celebrações externas, a capacidade sobe para 300 mil pessoas.

Turismo

Importante elemento na história do município de Aparecida (SP), o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina abriga ainda um complexo turístico com um rico conjunto de estruturas. A Passarela da Fé, que liga o Santuário à Matriz Basílica (conhecida como Basílica Velha), tem 392,2 metros de comprimento, e sua parte mais alta está a 35,52 metros do chão. Bondinhos Aéreos interligam a Basílica ao Morro do Cruzeiro numa extensão de 1,1 quilometro.

Programação

Durante a peregrinação, serão colhidos pedaços de terra das capitais brasileiras para colocar na coroa de Nossa Senhora Aparecida que será construída para o jubileu. O campanário, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, será inaugurado no dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição.

Santuário de Aparecida é símbolo da devoção mariana no Brasil

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.