Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Sinos tocam às 5h deste sábado para anunciar Dia da Padroeira. Veja programação

- Publicidade -

07/12/2018 08h06

Sinos tocam às 5h deste sábado para anunciar Dia da Padroeira. Veja programação

Haverá missa campal às 17h30, procissão e coroação da imagem da Padroeira Imaculada Conceição; durante o dia haverá vasta programação. Paraguaios comemoram Dia de N.S. de Caacupê

Douradosagora

A comunidade católica em Dourados comemora amanhã o Dia da Padroeira, Imaculada Conceição. A programação teve início no dia 29 com novena e envolve todas as paróquias e capelas da cidade, responsáveis em conduzir as celebrações. A Grande Festa, dia de Imaculada, será celebrado neste sábado.

As atividades em comemoração a Imaculada Conceição começam às 5h, quando todas as igrejas tocarão os sinos e, às 6h, haverá café comunitário (partilhado) na praça Antônio João, em frente à Catedral. Ainda no período da manhã haverá programação Mariana, com oração do Rosário por grupos da Pastoral da Liturgia, Apostolado, Legião de Maria e Meces.

A programação se estende no período da manhã e da tarde com o envolvimento de todas as comunidades. Às 17h30 terá missa campal, com procissão e coroação de Nossa Senhora e bênção. Às 19h30 haverá Bolo da Padroeira, que será vendido em fatias.

Para os paraguaios, o sábado também é dia de celebrações para comemorar o Dia de Nossa Senhora do Caacupê, padroeira do país vizinho. Dourados é uma das cidades do Estado que tem a maior colônia paraguaia.

A Rádio Coração FM fará a trasnmissão na íntegra da celebração da santa missa as 17h30.

Histórico

Dourados celebra este ano 93 anos da chegada da Imagem da Imaculada Conceição, vinda da França, e 51 anos de feriado municipal promulgado pelo então prefeito João da Câmara (Totó) em 8 de dezembro de 1967, mas foi o Prefeito Napoleão que decretou em 1966 o feriado Municipal de 8 de dezembro, como festa da Imaculada Conceição, Padroeira de Dourados.

O padre Crispim Guimarães, pároco da Imaculada Conceição, fez um levantamento de informações sobre a história da Paróquia. A pesquisa consta que, no ano de 1909, surgiu a ideia de fundar o Patrimônio das Três Padroeiras, nome inspirado na existência de três cruzeiros: o de Santa Rita de Cássia (Rua Coronel Ponciano – hoje Paróquia Nossa Senhora de Fátima); o de Santa Catarina de Sena (Rua Cuiabá) e o da Imaculada Conceição (Avenida Marcelino Pires – atual Paróquia São José.

No ano seguinte, Marcelino Pires, um dos primeiros moradores do município, conseguiu, não obstante a oposição da Companhia Mate Laranjeira, registrar as duas terras, doando quase quatro mil hectares para a formação do Patrimônio, em que Januário Pereira de Araújo construiu, em 1911, a primeira casa.

O povoado que surgiu já foi denominado: São João Batista de Dourados, Vila das Três Marias e Alvorada. Em 1913, passou a Distrito de Paz com o nome de Dourados, figurando na divisão territorial como pertencente a Ponta Porã. Em 20 de dezembro de 1935, foi desmembrado de Ponta Porã, tornando-se Dourados um município autônomo.

A construção da primeira capela foi iniciada em junho de 1925. A comissão da construção era constituída por São Januário Pereira de Araújo, presidente; João Rosa Góes, tesoureiro; D. Sofia de Castro Batista, secretária; D. Genoveva Capilé, conselheira auxiliar e D. Antônia Capilé, 2° secretária. A imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição (trazida da França), foi doada pelo Major Afonso de Oliveira Mello. No entanto, antes de ser levada para a Capela, a imagem ficou por alguns meses, na casa do Major Manoel Pompeu Capilé, até que fosse inaugurada a Capela.

No dia 8 de dezembro de 1925, a Capela foi inaugurada com uma procissão em que se levou a artística imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Em 6 de junho de 1926, por ocasião da visita Pastoral, o Padre Salesiano, João Giardelli, (visitador Diocesano), abençoou a nova Capela e lançou oficialmente também a pedra fundamental.

Em 3 de outubro de 1935, o bispo de Corumbá, Dom Vicente B. Maria Priante, fundou a Paróquia da Imaculada Conceição de Dourados, desmembrando-a da Paróquia São José de Ponta Porã. O primeiro vigário foi Frei Antonino Schwenger, que tomou posse em 6 de fevereiro de 1938, tendo como coadjutor o Frei Francisco Brugger. Os dois padres, durante dois anos, visitaram regularmente a Paróquia de Dourados, tendo eles residência em Rio Brilhante, ficando sempre satisfeito com o espírito religioso do povo.

O primeiro vigário residente em Dourados, Frei Higino Latteck, tomou moradia provisória na sacristia da pequena Igreja, mas já em 1941 pôs-se a construir ao lado da igreja uma pequena casa paroquial, de madeira, a qual acrescentou um espaçoso salão. Na época, a paróquia de Dourados, abrangia todo o território do então Município de Dourados, calculando-se a sua superfície em cerca de 20.000 km², com 15.000 habitantes, aumentando e formaram-se novas povoações que se desenvolveram rapidamente. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição é a quarta paróquia criada no atual território da Diocese de Dourados.

Foram surgindo novas comunidades que se tornaram Paróquias, desmembrando-se da Imaculada Conceição. Ao todo, são 29 paróquias oriundas da Imaculada.

Sinos tocam às 5h deste sábado para anunciar Dia da Padroeira. Veja programação

Imagem da Padroeira Imaculada Conceição seguirá à frente da procissão, neste sábadofoto - Marcos Ribeiro

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.