Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Transplante capilar devolve a cabeleira e a auto-estima

- Publicidade -

23/05/2018 14h53

Transplante capilar devolve a cabeleira e a auto-estima

‘Estresse tem papel importante como fator de piora nas doenças dos cabelos’

Maria Lucia Tolouei, Dourados Agora

A busca por um cabelo bonito e desejável já foi quase que exclusivo das mulheres. Hoje, é cada vez maior a população masculina que se preocupa com a aparência.

Os tratamentos e demandas têm evoluído de tal forma que se tornam uma subespecialidade dentro da dermatologia, diz o médico dermatologista Baltazar Dias Sanabria, formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Segundo ele, a queda de cabelos pode decorrer por inúmeros fatores e o diagnóstico correto é fundamental ao tratamento e resultado adequados.

Boa parte dos homens e até mulheres, que recorre à especialidade, buscam solução para a calvície, doença crônica do tipo da hipertensão arterial ou diabetes que tem tratamento, mas não tem cura. Neste caso, o transplante capilar, que é especialidade de Baltazar, surge como esperança para os homens e mulheres que desejam manter a cabeleira e reforçar a auto-estima.

O dermatologista explica que o procedimento faz uso da redistribuição dos fios de cabelo, retirados de uma área com alta densidade capilar segura, para cobrir espaços vagos. As técnicas evoluíram muito nos últimos anos e os resultados são cada vez mais naturais.

Baltazar Dias Sanabria fez residência médica em dermatologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é especialista em Doenças dos Cabelos e Couro Cabeludo pelo Hospital Servidor Municipal de São Paulo, fellowship em Cirurgia da Calvície pelo Dr. Alex Gisnburg de Israel, fellowship em Cirurgia da Calvície pela Clínica Wells Micro Transplante Capilar de São Paulo, titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar.

Confira a entrevista e veja dicas:

Quais as maiores demandas em dermatologia?

A dermatologia é uma especialidade que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. São mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. O dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele.

Cabelos são a ‘moldura’ do rosto e, por isso, é preocupação da maioria. Quais as doenças mais comuns?

O dermatologista ainda tem a função de tratar e cuidar dos cabelos. O cabelo é um item fundamental na beleza humana, pois emoldura o rosto, traz vitalidade e traduz capricho e cuidado com corpo, tendo papel importante na sedução e atração do outro. A busca por um cabelo bonito e desejável já foi quase que exclusivo das mulheres. Hoje cresce cada vez mais a população masculina que busca cuidar da aparência e saúde dos cabelos. Os cuidados e a importância dos cabelos têm aumentado de forma significativa nos últimos anos, de maneira que hoje tem evoluído de forma a tornar se uma subespecialidade dentro da dermatologia. A queda de cabelo pode decorrer de inúmeras causas dentre elas, causas genéticas, hormonais, doenças sistêmicas, deficiência de nutrientes, e em decorrência disto vemos a importância de determinar o diagnóstico para o tratamento correto.

Fale um pouco sobre as causas da calvície. Quais os tratamentos? Tem cura?

A calvície, considerada principal patologia capilar, é uma doença de causa genética com influencia hormonal, caracterizada por afinamento e queda dos fios, perda de volume/massa capilar podendo acometer homens e mulheres de formas diferentes. Nos homens temos um acometimento maior na região da frente e região de traz da cabeça, já nas mulheres temos uma perda mais generalizada. O tratamento existe e reverte o quadro na maioria das vezes A calvície é como uma doença crônica tipo Hipertensão Arterial ou Diabetes, ela tem tratamento, mas não tem cura.

Fatores ambientais, dietas drásticas e o emocional influenciam na queda de cabelos?

Alguns hábitos frequentes nos dias de hoje são fatores agravantes para queda e perda capilar. O estresse tem um papel importante como fator de piora nas doenças dos cabelos. A realização frequente de procedimentos capilares como clareamento e alisamentos de forma indiscriminada e por profissionais não capacitados traz um impacto importante na saúde e vida dos fios, além disso como dito anteriormente os hábitos alimentares estão diretamente ligados a saúde dos fios.

Cirurgia da calvície, que é sua área, como é isso? Qual o efeito? Pode ocorrer nova queda dos pelos implantados?

Quanto ao transplante capilar, indicado principalmente como tratamento da calvície masculina e feminina, hoje tem sido procurado cada dia mais, pois as técnicas evoluíram muito nos últimos anos trazendo resultados naturais. O transplante capilar na verdade é uma redistribuição dos fios de cabelo, em que é realizada a retirada de fios do paciente de uma área com alta densidade capilar e implantada numa área sem cabelos ou com uma baixa densidade. Os cabelos são retirados de uma área em que dificilmente será acometida pela calvície, por isso se fala que os cabelos implantados permanecem na área implantada por toda a vida.

Com relação ao maior órgão do corpo, a pele, como garantir o viço, evitar manchas de sol e rugas?

Alguns cuidados no dia a dia são fundamentais para manter uma pele sem manchas com uma perda mínima de colágeno e linhas de expressão imperceptíveis. Dentre os cuidados podemos citar:

Protetor solar: com certeza o uso diário e precoce do filtro solar é a principal arma que temos para evitar um envelhecimento cutâneo, pois bloqueia a exposição a radiação UVA e UVB que estão diretamente relacionado com processo de envelhecimento;

retirada adequada da maquiagem: a maquiagem não removida ou parcialmente removida pode predispor ao aparecimento de espinhas e cravos além do aumento do diâmetro dos poros tornando uma pele mais áspera e sem brilho

uso de Vitamina C/ Vitamina E/ Peelings: os usos desses métodos podem evitar o envelhecimento, pois aumenta fluxo sanguíneo na pele além de combater os radicais livres e promover uma renovação da pele garantindo um viço, melhora das manchas e evitando acentuação das linhas de expressão;

estilo de Vida: a pele reflete muito dos cuidados diários e hábitos adequados. Uma alimentação rica em nutrientes, antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos além de atividade física rotineira são aliados fundamentais para uma pele saudável e com vida;

não fumar: existem estudos que mostram que todas as pessoas que tem hábito de fumar envelhecem mais rapidamente, tornando a pele enrugada e com manchas;

procedimentos estéticos: estes procedimentos são fundamentais quando os sinais do envelhecimento já estão instalados e também para prevenir este processo, podendo evitar surgimento de rugas, corrigir a perda de volume da face, as linhas de expressão e uma melhora do aspecto geral da pele.

Reduzir os sinais do envelhecimento é muito mais difícil do que preveni-los. Por isso, em vez de esperar que os mesmos apareçam, o melhor é começar a agir antes para reduzir o impacto negativo dos fatores que os desenvolvem.

Algum tipo de nutrição ajuda? Qual o impacto sobre a saúde dos cabelos?

Além de te ajudar a manter o corpo em forma e a sua saúde em dia, uma alimentação saudável e balanceada ajuda também a ter cabelos fortes, bonitos e brilhantes. Nosso organismo entende que os cabelos é parte de um órgão com importância secundaria, portanto caso tenhamos uma alimentação com privação de nutrientes, os cabelos com certeza sofrer
á de alguma maneira tornando se fracos, quebradiços e sem brilho.

E sobre a plástica de unhas encravadas, é eficiente?

Quando se fala de unhas temos um acometimento muito comum que é a unha encravada conhecida tecnicamente como onicocriptose, caracterizada pelo crescimento da unha em direção a pele causando um processo inflamatório local. Geralmente acomete o primeiro dedo do pé-halux em homens e mulheres dos 10 aos 30 anos, que tem hábitos como prática de esportes e outras causas que traumatizam as unhas. Alguns hábitos como a maneira de cortar as unhas podem ajudar a evitar esse processo. A forma correta de cortar as unhas é o corte reto sem arredondar os cantos.

Além disso, outros fatores favorecem esse encravamento como: anormalidades na forma da unha, excesso de suor, calçados apertados e meias sintéticas. O tratamento da unha encravada pode ser com e sem cirurgia. A maioria dos pacientes melhora com tratamentos clínicos, aqueles que não melhoram ou que apresentam graus mais avançados de encravamento têm indicação do tratamento cirúrgico que visa desobstruir a passagem da unha, retirando até sua matriz e o canto que encrava, que poderá, então, crescer livremente. Há diversas técnicas cirúrgicas, portanto cada caso deve ser estudado em particular para que seja indicada a melhor opção de cirurgia. O tratamento cirúrgico é altamente eficaz e na maioria das vezes resolve completamente o problema.

Considerações finais:

Baseado no que vimos conclui-se que a dermatologia é uma especialidade médica com uma abrangência muito grande que pode trazer benefícios com um impacto importante na vida das pessoas. Para se tornar dermatologista a trajetória é grande e requer muita dedicação e esforço, já que após passar pela faculdade de medicina o médico é submetido a uma prova de seleção extremamente concorrida, estuda por 3 anos as doenças da pele e seus anexos, devendo ainda passar por um teste para ser considerado titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Sempre devemos cuidar qual profissional estamos procurando, porque temos muita oferta no mercado e algumas vezes o profissional não é considerado apto para desempenhar aquela função, trazendo mais problemas ao paciente. Portanto, o ideal é pesquisar sobre o profissional, verificando sua formação e quali-ficação.

Baltazar Dias Sanabria é médico dermatologista especialista em transplante capilar. Foto: Reprodução/Dourados Agora

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Prof. Valdir fala de ciclo PDCA

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.