Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Vaticano inicia preparativos para Sínodo da Família 2015

- Publicidade -

Vaticano inicia preparativos para Sínodo da Família 2015

Acidigital

O Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos se reuniu nos dias 18 e 19 de novembro para refletir sobre a III Assembleia Geral Extraordinária celebrada entre os dias 5 e 19 de outubro deste ano, e preparar a XIV Assembleia Geral Ordinária sobre o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, que terá lugar entre os dias 4 a 25 de outubro de 2015.

O próprio Papa Francisco presidiu o Conselho nesta terça-feira, 18, gesto com o qual precisamente quis sublinhar “a importância do Sínodo, como expressão da colegialidade episcopal, e das famílias”, conforme explicou a Santa Sé em um comunicado.

Ao início da reunião, o Secretário Geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, “ressaltou o clima de liberdade, sinceridade e espírito de comunhão fraterna que caracterizou a Assembleia sinodal, para que todos pudessem contribuir à reflexão”.

Por outro lado, a Secretaria do Sínodo acredita que “o documento final, a Relatio Synodi, reflete fielmente com seus matizes, os resultados dos trabalhos do Sínodo, e se apresenta como uma boa síntese do processo realizado durante a Assembleia”.

Na reunião se reconheceu que o prazo aberto entre as duas Assembleias, que não tem precedentes na história da instituição do Sínodo, é muito importante. Deve-se tomar o caminho já realizado como ponto de partida e aproveitar esta oportunidade especial para aprofundar nas temáticas e promover o debate no nível das Conferências Episcopais, encontrando os recursos e as ferramentas necessárias para uma maior participação também nas distintas instâncias eclesiásticas para a reflexão sinodal sobre a família.

“Os prelados participantes refletiram também sobre temas relacionados à comunicação que poderão ser úteis para a preparação da próxima Assembleia Sinodal”, indica o texto.

Por outro lado, “a maior parte dos trabalhos se dedicou à preparação das Lineamenta para a próxima Assembleia Ordinária”, que estarão acompanhadas “por uma série de pontos que ajudarão a sua recepção e a aprofundar em cada uma delas”.

O comunicado explica também que as Lineamenta serão enviadas às Conferências Episcopais a começo do mês de dezembro, com o objetivo de que as respostas podem ser recebidas a tempo para elaborar o Instrumentum Laboris antes do verão de 2015.

Na reunião participaram também o Subsecretário do Sínodo, Fabio Fabene; assim como os Cardeais Christoph Schönborn; Wilfried F. Napier; Peter K.A. Turkson; George Pell; Donald W. Wuerl; Luis A. Tagle; e os Arcebispos Bruno Forte e Salvatore Fisichella, Secretário Especial do Sínodo e Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, respectivamente.

Como convidado especial participou o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, o Arcebispo Vicenzo Paglia e foi confirmado o nome do Cardeal Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, como presidente delegado da próxima Assembleia Sinodal.

Vaticano inicia preparativos para Sínodo da Família 2015

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.