Em preparação ao Pentecostes que se aproxima, a liturgia nos traz e nos apresenta de forma mais clara e imediata, a Pessoa do Espírito Santo. Em dois momentos diferentes podemos constatar a ação poderosa de Deus, apresentando acontecimentos onde o primeiro é consequência do segundo.
- No primeiro vemos Paulo em sua alma missionária fazendo chegar a Palavra de Deus à Europa, a partir da Grécia.
- No segundo, Jesus no Evangelho, inicia uma catequese mais específica e clara a respeito do Espírito Santo. Definindo-O como ” defensor “, o Paráclito que dá testemunho da verdade.
Nos dois momentos o protagonismo é do Espírito Santo, pois é Ele quem age através da pregação de Paulo, no coração da mulher. Antes, Jesus anuncia e promete o seu derramamento. Em Paulo a “verdade ” é anunciada, porque antes ela foi prometida e a promessa foi cumprida. Por: Luiz Torres





