Início Notícias Dia de Campo Limpo conscientiza Brasil sobre destinação final de embalagens

Dia de Campo Limpo conscientiza Brasil sobre destinação final de embalagens

0

Dia de Campo Limpo conscientiza Brasil sobre destinação final de embalagens

Fonte: Canal Rural

O Brasil lidera o ranking dos países que possuem sistemas de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Esta segunda, dia 18, servirá para discutir os avanços neste setor. O Dia do Campo Limpo começou a ser comemorado em 2005, mas só este ano passou a fazer parte do calendário oficial brasileiro. Isso quer dizer que não só nos centros de reciclagem, nos postos de recolhimento de embalagens, mas até entre os estudantes, o assunto vai estar em discussão.

Não é todo dia que uma escola pára. O pavilhão de esportes foi todo enfeitado com balões, e um telão instalado no palco. A mobilização com as crianças começou há dois meses, dentro das salas de aula.

– Foi pedido pra elas desenvolverem a redação com o tema “Como preservar o meio ambiente no campo” e os desenhos sobre “Agricultura na minha cidade” – explicou a gerente central do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Valéria Nogueira.

– Agora a gente vai passar pra eles qual a importância desse serviço que é prestado aos agricultores que podem devolver (as embalagens) ao lugar certo, que antigamente isso era impossível, né? – completa.

Quase 200 alunos participaram do concurso que premiou os melhores desenhos e redações. Nas palavras, nas cores, às vezes até em um rabisco, eles buscaram maneiras de mostrar o campo que seria ideal e também aquele que já conhecem.

– Muitas pessoas jogam lixo no campo, destroem a minha casa. Por tudo isso, as árvores já estão perdendo a vida – conta a estudante Jenifer de Souza Valente.

A mobilização na escola não acaba com os prêmios. Até sexta-feira, o Dia do Campo Limpo ainda vai ser tema de palestras.

A expectativa é mobilizar 95 mil pessoas em todo o país. Mais de cem depósitos, que recebem as embalagens vazias de agrotóxicos, vão realizar uma série de atividades durante toda a semana. A idéia é mostrar os resultados obtidos até agora com o sistema.

Em 2007, foram destinadas no Brasil mais de 21 mil toneladas de embalagens. Só no primeiro semestre deste ano, o volume processado passou de 12 mil toneladas, um recorde desde que entrou em funcionamento o Inpev.

– Desde 2002, o produtor tem onde deixar as embalagens, elas fecham a cadeia realmente. Existe um envolvimento do poder público, existe um envolvimento das empresas, da distribuição e do produtor. Cada um tem a sua responsabilidade. O produtor tem a obrigação de devolver a sua embalagem. Nós, da distribuição, temos a obrigação de facilitar isso – diz o presidente da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos, Almicre Piovezan.

O Dia do Campo Limpo quer mostrar tudo isso para quem ainda não sabe. Diversas centrais de recebimento deverão oferecer visitas guiadas para escolas, e quem quiser conhecer melhor o trabalho, vai encontrar um local de portas abertas.

Sair da versão mobile