Início Notícias Especial posse de Dom Dimas Lara barbosa

Especial posse de Dom Dimas Lara barbosa

0

Especial posse de Dom Dimas Lara barbosa

Da Arquidiocese de Campo Grande

Com a anunciação de união e participação dom Dimas fala pela primeira vez depois de empossado

Pregando a necessidade de “escancarar o coração para Jesus Cristo”, dom Dimas usa a palavra pela primeira vez como empossado no cargo de Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande e destaca que seu trabalho será baseado na união, na comunhão e participação. “Que todos se sintam convocados como discípulos para esta missão”, destacou.

Em sua mensagem aos religiosos lembrou que, durante sua trajetória, Deus colocou muito em seu caminho e que ele sabe o que isso representa. “De forma organizada e em grupo lutando pelos mesmos ideais e com criatividades viemos para servir e não para sermos servidos. Somos todos discipulos”, argumentou.

Lembrou a profundidade que a igreja representa na sociedade. “O estado é laico, mas não é ateu. O seu povo é religioso”, afirmou e os presentes aplaudiram calorosamente. “Queremos estar ao lado e trabalhando juntos, fazendo o exercício da correção fraterna”, enalteceu dom Dimas.

A mensagem foi além. Lembrou das questões indígenas e do direito de defesa aos direitos da pessoa. Falou da participação, com mais de 80% das assinaturas, dos encaminhamentos para a aprovação da Lei da Ficha Limpa. São áreas de interesse e a igreja se coloca presente.

Para ilustrar a atualidade dom Dimas falou sobre as palavras de Aparecida, que destaca os novos rostos da sociedade. “O aspecto facial das pessoas representam as novas formas de pobreza. São os rostos dos doentes, desempregados, quilombolas, moradores de rua, o mundo das prisões, das drogas”, mencionou dom Dimas convocando mais uma vez a sociedade, como todo para a anunciação do evangélio.

Além disso, dom Dimas afirmou que já tem o novo plano de pastoras que acolhe e assume metas para o trabalho dele diante da Arquidiocese, com objetivos claros para a construção de um reino melhor. Para finalizar o arcebispo falou na comunhão com outras religiões para que juntos seja possível trilhar os caminhos do senhor Jesus Cristo.

Dom Vitório entrega Báculo e abençoa Dom Dimas Lara

Exatamente as 9h40min, do dia 10 de julho de 2011, no Ginásio Poliesportivo do Colégio Dom Bosco, diante de mais de 5 mil pessoas, dom Vitório Pavanello entregou o Báculo e abençou dom Dimas Lara Barbosa, que tomou posse como 3° Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, ao som do canto “Marcha da Igreja”, executada pelo Ministério Divina Inspiração.

Logo após a turificação, dom Vitório saudou o povo presente e ordenou que fossem lidas as Letras Apostólicas e povo aclamou com “graças da Deus”. A emoção tomou conta dos presentes. Em seguida, dom Dimas sentou-se na Cátedra, sob a execução do canto “Bendito O que Vem em Nome do Senhor”.

Dom Vitório fez uso da palavra e destacou que dom Dimas terá de cuidar de todo rebanho, sempre aberto a promoção urbana, a promoção das ações sociais e de evangelização da igreja. Destacou também a satisfação que teve durante toda a sua gestão diante da Arquidiocese.

Governo e Prefeitura destacam ação da Igreja no Mato Grosso do Sul

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, está presente na Missa de Posse de dom Dimas Lara Barbosa e em entrevista rápida a equipe da Pastora da Comunicação, Pascom, destacou que dom Vitório Pavanello foi um arcebispo que teve uma participação velada no seu governo, atuando e ajudando em questões sociais como a do índio. De dom Dimas o governador espera a mesma participação.

Além do Governador, estão presentes na missa o Prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, o General do Comando Militar do Oeste (CMO), Gal João Francisco Ferreira, a vereador Thais Helena, representando o presidente da Câmara vereador Paulo Siufi, que está em viagem e não pode estar presente. Também se destacam Pedro Chaves, Marisa Serrano, Marun, Sérgio Assis, Kemp, Pedro Teruel e outro.

Jovens comentam expectativas em relação ao novo arcebispo da Capital

Para muitas pessoas, principalmente os jovens, esta é a primeira vez que assistem a uma missa de posse de um arcebispo. Na posse de dom Dimas Lara Barbosa, a novidade não está apenas na cerimônia, mas também no fato de, após 25 anos, um novo pastor assumir o rebanho. Bandeirolas na mão, animação e, mais do que isso, expectativas de um novo tempo na Igreja Católica em Campo Grande geram ansiedade em vários jovens.

Jessé Fernandes, de 21 anos, morador do bairro Estrela do Sul, confessa que chegou a se emocionar com o ato de entrega do báculo de Dom Vitorio Pavanello para Dom Dimas. “É algo marcante na nossa Igreja e temos que receber o novo bispo com carinho”, disse.

Além disso, Fernandes disse também que tudo que é novo gera expectativa. “Acredito que ele (dom Dimas) passará toda sua experiência para nós e que isso servirá para um fortalecimento ainda maior dentro da Igreja, e também com os jovens”, ressalta.

Já o jovem Carlos da Silva, 23 anos, espera que o novo bispo marque presença em debates importantes que permeiam a sociedade como um todo. “É importantíssimo que a Igreja se envolva, não só em debates religiosos, mas também em tudo aquilo que seja a favor dos direitos humanos e que ajude na construção de uma sociedade mais justa para todos”, opina.

.: Saiba mais sobre a posse de Dom Dimas

Sair da versão mobile