Início Notícias Acordo prevê banda larga barata com 5 Mbps só a partir de...

Acordo prevê banda larga barata com 5 Mbps só a partir de 2015

0

Acordo prevê banda larga barata com 5 Mbps só a partir de 2015

Previsão consta do PNBL, assinado pelo governo e as teles em junho. Ministro Paulo Bernardo havia dito que oferta de 5 Mpbs seria já em 2014.

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, disse nesta sexta-feira (15) que o prazo para que as conexões de internet do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) atinjam 5 Mbps de velocidade é o final de 2016 e não final de 2014, como havia sido divulgado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O acordo com a nova velocidade começará a valer a partir de 2015.

No dia 30 de junho, quando da assinatura do acordo do PNBL com as concessionárias de telefonia, Paulo Bernardo disse que o documento previa a oferta “em larga escala” de internet de 5 Mbps até o final de 2014.

De acordo com Alvarez, em seu comentário o ministro se referiu a cidades brasileiras que serão sede da Copa de 2014 e regiões metropolitanas, onde as metas e os prazos para implantação delas são mais restritos.

Pelo acordo, informou Alvarez, as teles devem ofertar, até o final de 2014, conexões de internet de 1 Mbps com assinatura mensal de R$ 35 em todas as cidades brasileiras. A partir daí, a meta é elevar a velocidade a 5 Mbps, com prazo até o final de 2016.

O secretário-executivo ressaltou, porém, que o acordo prevê que as partes “envidarão esforços” para atingir essa meta, ou seja, não existe obrigação de as teles elevarem a velocidade de suas conexões a 5 Mbps.

“[O acordo do PNBL] é um termo de compromisso entre partes feito voluntariamente, não se esqueçam disso”, afirmou Alvarez.

A expectativa é que as concessionárias comecem a ofertar a internet dentro do PNBL até outubro de 2011.

Sair da versão mobile