Início Notícias Itaporã se destaca por oferecer melhor qualidade de vida

Itaporã se destaca por oferecer melhor qualidade de vida

0

Itaporã se destaca por oferecer melhor qualidade de vida

Fonte itaporanews.com / Walter Ramos – Assecom Itaporã

Com crescentes índices de desenvolvimento tanto no campo como na cidade, o município de Itaporã-MS, vem se transformando numa cidade com alta qualidade de vida e muito atrativa para se morar.

Prova disso, foi a vertiginosa expansão populacional registrada na ultima década que passou de 17.045 habitantes para 21.844, números que apontaram um percentual de 22,2% no crescimento populacional.

O Prefeito Marcos Pacco disse que esta evolução faz parte de um incansável trabalho de gestão de recursos voltados para atender ao social, a infra estrutura, a educação básica e a saúde.

No final de 2008, o Ministério do Desenvolvimento Social através do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou o município como primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF) no estado.
O índice mencionado vai de 0 (zero), (pior resultado) a 1 (um), (melhor desempenho). Naquele ano Itaporã com 18.605 habitantes, obteve o melhor resultado, ou seja, 0,58.

De La para cá os números não pararam de crescer, e importantes indicadores foram mostrando significativos crescimentos, econômico e social.
Com pesquisas em mãos, o prefeito Marcos Pacco não cansa de comemorar fatores determinantes como a boa avaliação do IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, feito pelo MEC colocando Itaporã entre os cinco melhores municípios do estado.

Ainda sobre o IDF, vale lembrar que o índice foi criado com base nos dados do Cadastro Único dos programas sociais do governo federal (que registra as famílias com renda per capta inferior a meio salário mínimo) e levam em conta seis indicadores, entre eles a vulnerabilidade das famílias inscritas na Bolsa Família, as condições de moradia, o acesso à informação e o desenvolvimento infantil e o acesso ao trabalho.

Outro importante fator, refere-se à ampla expansão da agricultura familiar, onde dados do Banco do Brasil (Pronaf Agricultura Familiar Safra 2010/1011), apontam Itaporã no segundo lugar em financiamentos com mais de quatro milhões de reais registrados em 250 contratos aprovados.

Ao longo de sete anos de mandato, o prefeito Marcos Pacco vem colhendo êxito substancial em suas ações administrativas, como por exemplo: os projetos sociais onde pessoas atendidas são estimuladas a fazer cursos profissionalizantes e as famílias são incentivadas a manter os filhos na escola. Há também a preocupação com a qualidade do programa PETI na formação sócio educativa do jovem além da, Guarda Mirim importante veiculo de inserção do jovem no mercado de trabalho sendo fatores que contribuíram efetivamente para este resultado positivo.

Por outro lado, de 2005 até 2012, a infra-estrutura do município ganhou e vem ganhando expressivas melhorias como: Obras de saneamento, construção de um aterro sanitário que colocou Itaporã dentre os 12% dos municípios do Brasil que possui obra semelhante; o maior programa habitacional do estado salvado as proporções com mais de 800 unidades sendo construídas no município, praça de lazer, creches, saneamento, obras de pavimentações em sua maioria na periferia e nos distritos, implantação de postos de saúde da família em regiões estratégicas da cidade, além de melhorias estruturais no hospital municipal com aquisição de novos equipamentos, ambulâncias e melhorias no quadro clinico.
Marcos Pacco credita todo esta realidade ao empenho do executivo que junto com a câmara de vereadores sempre estiveram sintonizados na busca do desenvolvimento.

Ao longo de sua administração Marcos Pacco, determinou que Itaporã estava preparado para uma nova realidade econômica e social, e com isso, estabeleceu forte sintonia com os governos estadual e federal na busca de recursos. Segundo Pacco, foram inúmeras viagens até a capital federal, onde levou os mais diferenciados projetos com intuído de beneficiar o município de uma forma Global. “Tivemos a grata satisfação de estabelecer importantes contatos e conquistar a credibilidade dos parlamentares que representam o estado em Brasília.”

“Desta forma fizemos com que Itaporã fosse reconhecido pelo seu potencial, dando provas que a gestão publica bem direcionada nos premiaria, como nos premiou com esses índices de crescimento”. Enfatizou Pacco.

Sair da versão mobile