Início Notícias A Novena sem Igreja

A Novena sem Igreja

0

A Novena sem Igreja

Para os católicos de Dourados, no ano de 2014, as celebrações do novenário da sua Padroeira, a Imaculada Conceição, não serão realizadas no Templo Catedral, devido a ampla reforma pela qual está passando.

Durante 10 meses as celebrações litúrgicas serão realizadas no Salão ao lado, porém o mais importante é o espírito missionário que se estabeleceu nos fiéis, especialmente, nas lideranças. Aproximadamente 200 pessoas concluirão amanhã, 29 de novembro, início da Novena, as visitas a todos os ambientes do território paroquial.

Ouvi muitos relatos cheios de emoção e alegria dos visitadores, que estão preparando um panorama eclesial da nossa realidade eclesial. Todos os dias chegam as mais variadas experiências da acolhida dos fiéis que, sedentos querem ouvir a Palavra de Deus e desejam ser ouvidos pela Igreja.
Neste espírito, o Templo não perde sua importância, porém o verdadeiro templo é a pessoa, filha de Deus, que o acolhe no coração, que celebra em espírito e verdade. É o intuito da Festa que amanhã iniciaremos, concluindo-se dia 8 de dezembro, feriado municipal.

A Novena, como sempre, será para louvar e agradecer a Deus pelos benefícios que Ele nos concede cotidianamente, através do dom da vida e do ser cristão, a exemplo de Maria, Mãe de Jesus, grande discípula-missionária, seguidora do projeto do seu Filho. Cada noite será recordada uma realidade presente na nossa cidade de Dourados, por isso, convidamos os diversos segmentos sociais a verificar qual seu dia.

O convite se estende para a já tradicional realização da Festa Social que, neste ano acontecerá no Salão da Paróquia São Carlos, na Rua Hayel Bom Faker. Na noite do dia 5 de dezembro, após a missa, no Salão da Catedral, Dr. Odilon de Oliveira, Juiz conhecido pelo combate ao narcotráfico, fará uma palestra sobre o “Crime organizado e tráfico humano”, fechando nossas reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2014, que tratou deste tema.
A programação do dia 8 de dezembro esta permeada de atividades, começando às 05h30 com repique de sinos e fogos de artifícios nas igrejas católicas da cidade, seguidos de um café da manhã, às 6h30 na Praça Antônio João. Durante todo o dia as pastorais e movimentos se revezarão na adoração e recitação do terço, na Capela da Igreja, às 18h, início da Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, em frente à Catedral. A procissão luminosa acontecerá logo após a missa, pelas ruas mais próximas.
Agradecemos a colaboração de muitas pessoas, desde autoridades, e de muitos católicos que, assumiram a missão de fazer uma IGREJA VIVA, visitando, acolhendo, anunciado, ajudando com trabalho e financeiramente. Todas estas atividades, também a celebração da Novena é para despertar nos corações o ardente desejo de amar a Cristo, por meio dos irmãos. Por isso, o início da Novena será marcado pela inauguração da Casa Irmã Dulce, que tem a finalidade de acolher algumas pessoas que trazem seus parentes para hospitais de Dourados, não tendo onde pernoitar e recursos para arcar com as despesas, dormem nos corredores ou foras dos hospitais.

Portanto, será uma pequena inciativa para os mais pobres, e quer significar que a oração sem a caridade é morta. Celebrar, fazer festa, exige amor concreto aos irmãos.

Aos católicos deixo o convite para as celebrações. O feriado existe para festejar o Cristo, a Mãe deseja que Ele seja o grande centro da nossa existência. Assim, ela mesma se expressa: “Aqui tens a serva do Senhor. Que sua Palavra se cumpra em mim” (Lc 1, 38). Que se cumpra igualmente em nós.

Pe. Crispim Guimarães

Pároco da Catedral de Dourados

Sair da versão mobile