Início Notícias Temer desembarca em Xangai para primeiro compromisso após efetivação do cargo

Temer desembarca em Xangai para primeiro compromisso após efetivação do cargo

0

02/09/2016 07h27

Temer desembarca em Xangai para primeiro compromisso após efetivação do cargo

XANGAI – Depois de 27 horas de voo, o presidente Michel Temer desembarcou na China para a sua primeira viagem internacional depois de confirmado no cargo. Ele seguiu direto para um encontro com empresários. O voo acabou chegando uma hora mais cedo que o previsto, pousando às 9 horas no aeroporto de Xangai. Temer se reuniu com o prefeito da cidade, a maior da China, e 17 empresários brasileiros e presidentes de associações. Este também foi seu primeiro encontro com o empresariado brasileiro desde que foi efetivado. Pouco antes da reunião, o presidente da Firjan, Eduardo Gouveia Veira, afirmou que agora é hora de virar a página e trabalhar.

— O Brasil tem problemas e essa equipe tem capacidade de resolvê-los — disse.

Sobre uma eventual insegurança de investidores em relação ao Brasil pouco depois de um longo processo de impeachment, o presidente da Firjan disse que é natural e cabe ao governo mostrar que o Brasil é um país estável, com rumo, que passou por um processo constitucional.

— É natural. O ser humano sempre fica inseguro com mudanças.

Temer encerra o seminário de alto nível Brasil-China, organizado pelo Itamaraty em Xangai. O evento conta com a participação de 350 empresários, entre os quais 250 chineses. O clima entre eles é positivo. O presidente do fundo de investimento em agricultura Brasil-China, Xie Tao, mostrou disposição para investir em projetos brasileiros, sobretudo na área de logística agrícola. Segundo ele, o fundo tem US$1 bilhão para financiamentos e investimentos no Brasil. A lista de projetos em que estão interessados vai de silagem a ferrovias e estradas.

— Este é um momento positivo para o Brasil. Tenho confiança de que vai sair dessa situação (de crise) — disse Tao.

De Xangai, Temer seguiu para a cidade de Hangzhou, que sediará a cúpula do G20, onde será recebido em encontro bilateral pelo presidente chinês, Xi Jinping. No sábado, ele se reúne com o diretor-geral da Organização Mundial do Comerico (OMC), Roberto Azevedo. Nos dias 4 e 5, participa da cúpula do G20.

Sair da versão mobile