Início Notícias 24/11 – A Igreja celebra: Santo André Dung-Lac e companheiros mártires

24/11 – A Igreja celebra: Santo André Dung-Lac e companheiros mártires

0

MS, 24 de Novembro de 2017

Santo André Dung-Lac e companheiros mártires

O Papa João Paulo II, em 1988, canonizou na verdade alguns, dos muitos ousados na fé, que se encontram entre o período de 1830 até 1870.

O Vietnã conheceu a Boa-nova de Jesus Cristo no século XVI, e o acolheu em sua integridade: “Então, entregar-vos-ão à aflição, matar-vos-ão, sereis odiados por todos os pagãos por causa do meu nome…mas quem perseverar até o fim, este será salvo”. (Mt 24,9-13)

Santo André Dung-Lac, era de família pobre, reconheceu a riqueza do Dom Sacerdotal e foi ordenado Padre em 1823; em meio às perseguições desejava ardentemente testemunhar Jesus Cristo com o martírio, pois dizia que “aqueles que morrem pela fé sobem ao céu”.

Na Ásia, iniciou-se grande perseguição aos cristãos. De 1625 a 1886, os governantes tudo fizeram para despertar o ódio e a vingança contra a religião cristã e àqueles que anunciavam o Evangelho ou tornavam-se cristãos. Mas, quanto mais os perseguiam, mais aumentava o fervor dos cristãos. Esse período culminou com a morte de 117 santos: Sacerdotes, Bispos, pais de famílias, jovens, crianças, catequistas, seminaristas, militares. Todos estes mostrando a universalidade do chamado à Santidade com o próprio sangue.

Santo André Dung-Lac e companheiros mártires, rogai por nós!


Leitura (I Mac 4: 36-37, 52-59)


36 Judas e seus irmãos disseram: “Nossos inimigos são derrotados; Subamos, então, para purificar o Lugar santo e celebrar a sua dedicação. 37 Todo o exército se reuniu e subiu ao monte Sião. 52 No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Kisléu, no ano de 148, eles se levantaram na queima do 53º e ofereceram no novo altar de holocaustos que haviam construído um sacrifício de acordo com a Lei.

54 Precisamente foi inaugurado o altar, com cantos, liras, liras e címbalos, ao mesmo tempo e no mesmo dia em que os gentios o haviam profanado. 55 Toda a cidade prostrou o rosto à terra, e adorou e abençoou o Céu que os levou a triunfar. 56 Durante oito dias, comemoraram a dedicação do altar e ofereceram ofrendas queimadas e o sacrifício de comunhão e ação de graças. 57 Eles decoraram a fachada do Templo com coroas de ouro e escudos pequenos, restauraram as entradas e os salões, e colocaram portas para eles.

58 Houve grande alegria no povo, e a indignação inferida pelos gentios foi apagada. 59 Judas, de acordo com seus irmãos e com toda a assembléia de Israel, decidiu que a cada ano, no devido tempo e por oito dias do vigésimo quinto do mês de Kisléu, o aniversário da dedicação do rei seria celebrado com alegria e alegria. altar

  • Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.


Salmo (1Cro 29,10.11abc.11d-12a.12bed)


  • Louvamos, Senhor, seu nome glorioso.

– Louvamos, Senhor, seu nome glorioso.

  • Bem-aventurado você, Senhor, Deus de nosso pai Israel, pelos séculos dos séculos.

  • O seu é, Senhor, grandeza e poder, glória, esplendor, majestade, porque o seu é tudo o que há no céu e na terra.

  • Você é rei e soberano de tudo. De você vem a riqueza e a glória.

  • Você é o Senhor do universo, na sua mão é poder e força, você amplia e conforta todos.


Evangelho (Lc 19, 45-48)


  • O Senhor esteja convosco.

– Ele está no meio de nós.

  • Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

– Glória a vós, Senhor.

45 Indo para o Templo, ele começou a expulsar aqueles que estavam vendendo, 46 dizendo: “Está escrito: Minha Casa será uma Casa de oração. Mas você tornou uma guarida de bandidos! “

47 Ele ensinava todos os dias no Templo. Por sua parte, os principais sacerdotes, os escribas e os notáveis ​​da cidade procuraram matá-lo, 48 , mas não conseguiram encontrar o que poderiam fazer, porque todas as pessoas estavam ouvindo-o de seus lábios.

  • Palavra de Salvação.

  • Glória a vós, Senhor.****

Sair da versão mobile