Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dom Henrique: Assembleia Diocesana de Pastoral

- Publicidade -

01/11/2018 0h

Dom Henrique: Assembleia Diocesana de Pastoral

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de novembro de 2018

Olá caros irmãos e irmãs!

Neste mês de novembro, quero trazer para vocês o que foi refletido em nossa Assembleia Diocesana de Pastoral, que ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro de 2018, no IPAD em Dourados. Desde já, ressalto que não foi uma assembleia para definir novas prioridades. Pois isto, já foi feito na Assembleia Diocesana de Pastoral, em fevereiro de 2016, seguindo as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE) 2015 a 2019. Para definir novas prioridades diocesanas, dependerá da próxima DGAE de 2020 a 2024. Sendo assim, nossas cinco prioridades diocesanas, foram definidas: Família, Catequese Permanente IVC, Juventude Universitária, Pastorais Sociais e Pequenas Comunidades. E, logo depois, o Núcleo da Coordenação de Pastoral achou por bem colocar mais uma: Formação Para Novos MECEs e aos MECEs atuantes, por estar um pouco fragilizada.

Nesta Assembleia, foram refletidas as mesmas prioridades diocesanas de maneira aprofundada, diante da realidade de cada Paróquia e Forania. Para isto, os Coordenadores diocesanos e os Assessores dessas seis prioridades, o Núcleo da Coordenação de Pastoral e o Conselho Presbiteral, desde 2016, vem trabalhando para clarear, animar e fortalecer a Vida Pastoral através de formações diocesanas, foraniais. A assembleia nas seis Foranias, em 15 de novembro de 2017, dá um diagnóstico das realidades pastorais, através de questionários encaminhado e devolvido às Comunidades, Paróquias e Foranias, criando relatório de cada prioridade. Diante de todo esse trabalho, elaborou-se o relatório diocesano das seis prioridades e o como trabalhar e desenvolver pastoralmente as mesmas, em cada canto e realidade de nossa diocese. Cada pároco recebeu um relatório completo dessas prioridades. Com esse documento em mãos, poderá aplicar, com mais clareza e segurança pastoral, em sua realidade paroquial, bem como aos Coordenadores e Assessores Diocesanos e às Comissões Foraniais.

É importante ressaltar a mudança da Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecia, normamente, no dia 15 de novembro a cada dois anos e neste ano realizou-se em setembro. Diante desses trabalhos, com as prioridades, desde 2016 e intensificado na Assembleia das seis Foranias, no dia 15 de novembro 2017, os párocos, vendo a importância de toda essa dinâmica pastoral, pediram que a Assembleia diocesana fosse realizada mais cedo, dentro do ano corrente, para que eles pudessem ter mais tempo para se organizarem e trabalharem essas reflexões na Assembleia Paroquial, com mais tranquilidade. Eu, Dom Henrique, CSsR, como bispo diocesano e com certeza o Núcleo da Coordenação de Pastoral e o Conselho Presbiteral, ficamos muito felizes com essa preocupação. Pois, ajuda a intensificar o espírito de Unidade Pastoral, na Vida da nossa diocese na certeza de que todas essas reflexões consigam chegar nas bases, de onde, na verdade, surgem essas mesmas prioridades. A linguagem, a espiritualidade, os pensamentos, as reflexões e os trabalhos se firmarão muito mais e os resultados serão mais significativos, dando maior segurança ao clero, aos religiosos e às religiosas, às lideranças e ao Povo de Deus.

Peço a graça e a bênção do Sagrado Coração de Jesus e a proteção do Imaculado Coração de Maria, que guie-nos sempre nos caminhos e no anúncio da Boa Nova do Senhor Jesus.

Bom trabalho a todos e obrigado por tudo!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de novembro/2018

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R. Foto: RC

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.