Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Caminhada Pastoral da Diocese de Dourados 2018!

- Publicidade -

01/07/2018 0h

Caminhada Pastoral da Diocese de Dourados 2018!

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de julho de 2018

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus. Neste mês de julho, quero refletir com vocês e continuar animando-os sobre a nossa caminhada pastoral diocesana neste primeiro semestre de 2018. Muitos encontros e formações aconteceram e todos foram bem participativos tanto por parte das lideranças, bem como por parte do clero e dos religiosos (as). Eles nos enriquecem e nos faz crescermos na caminhada pastoral diocesana, através cada paróquia, comunidade, pastorais, movimentos, serviços e organismos em cada continho de nossa diocese de Dourados.

No dia 08 de fevereiro, tivemos uma excelente formação com os Coordenadores Diocesanos de quatro Pastorais, as quais fazem parte das cinco prioridades diocesana: Catequese Permanente, Setor Família, Juventude e Pequenas Comunidades. A resposta a esta formação é que cada coordenador faça um levantamento de como está a pastoral, a qual está responsável. Em agosto nos reuniremos novamente. Assim, teremos um mapeamento mais claro da mesma. Está sendo muito bom.

No dia 15 de abril, tivemos um encontro diocesano com todos os Coordenadores Paroquiais e CAE’s (conselho de Assuntos Econômicos) de nossa diocese. Foi muito bom e bem participativo. Neste buscou-se clarear a missão de cada um dentro do Diretório Diocesano de Pastoral e do Diretório Diocesano de Administração. Isso ajudará os vários tipos de trabalhos pastorais e administrativos dentro de cada paróquia e será uma forma de facilitar a vida pastoral e administrativa de cada pároco também. Sempre se orienta que o Coordenador de Pastoral e o de Administração, não deve se preocupar só com manutenção da igreja: reformas, pinturas, construção, o que não é ruim. Porém, os Conselhos precisam estar atentos às necessidades das pastorais dentro da paróquia: investir nas formações, ouvi-las nas reuniões, melhorias em seus espaços de trabalhos, investir nas formações paroquiais, diocesana ou até mesmo regional. Quando envia as pessoas certas, não são gastos ou despesas e sim investimento na própria liderança para melhor servir a paróquia e/ou a diocese.

Nos dias 21 e 22 de abril, tivemos o encontro diocesano sobre a Pastoral do Dízimo. Foi muito bom em se tratando da formação, e participação. Essa é uma das pastorais que precisamos investir bastante em nossa diocese através de nossas paróquias. A Dimensão Evangelizadora e/ou Missionária do Dízimo enriquece nossos fiéis no sentido ou até mesmo no sentimento de pertença daquele fiel dizimista à sua comunidade, paróquia e diocese. Gera mais maturidade participativa e comprometedora com a sua Comunidade e Paróquia. Vamos continuar investindo nesta pastoral.

Nos dias 9 a 11 de maio tivemos a Formação Permanente da Diocese sobre Iniciação à Vida Cristã. Ouve uma participação muito boa do clero e religiosos (as). No dia 10 das 19h às 22h, foi com todas as lideranças paroquiais da catequese e liturgia. Com certeza foi muito esclarecedor e um despertar muito bonita para a missão catequética na diocese. Vamos continuar trabalhando firme para avançar mais esta missão na vida das crianças adolescentes, jovens e adultos na perspectiva da Igreja em Saída, tão mencionada nos últimos anos. Desta forma estaremos despertando e formando cristãos mais conscientes na Vida da Igreja de Cristo.

Quero aproveitar o momento para agradecer todos que se envolveram nestes e tantos outros trabalhos formativos de nossa diocese: Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores, Núcleo da Coordenação de Pastoral, Coordenação Diocesana de Pastoral, Forâneos, Párocos, Religiosos (as) e todas as lideranças. Muito obrigado.

Que o Sagrado Coração de Jesus os abençoe!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de julho/2018

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R. Foto: RC

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.