Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Importância da Assembleia Foranial

- Publicidade -

01/01/2017 09h44

Importância da Assembleia Foranial

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de janeiro/fevereiro de 2018

Caros irmãos e irmãos em Cristo Jesus, iniciamos este novo ano na alegria do Menino Deus que acabamos de acolher em nossos corações, através da espiritualidade do Advento e do Natal. Nesta edição de Janeiro e fevereiro, quero trabalhar dois assuntos importantíssimos para a nossa vida cristã pessoal, familiar, comunitária, paroquial, foranial e diocesana. O primeiro é sobre: Agradecer pelo sucesso da Assembleia Foranial, nas seis Foranias de nossa Diocese de Dourados. O segundo é sobre a Campanha da Fraternidade 2018 com o Tema: Fraternidade e Superação da Violência e o Lema: Em Cristo somos todos irmãos (Mt. 23,8).

1 – Assembleia Foranial de nossa Diocese de Dourados!

É com imensa alegria e prazer que venho agradecer pelo empenho de todos na organização e realização desta assembleia: os párocos, os vigários, os religiosos (as) os diáconos, todas as lideranças, paroquiais, foraniais e diocesanas e de modo especial aos vigários forâneos. Quero trazer presente também, neste agradecimento, todo o esforço do Núcleo da Coordenação de Pastoral, o Conselho Presbiteral e o Colégio dos Consultores. Foram várias reflexões para chegar ao discernimento de que necessitaria realizarmos a primeira Assembleia Foranial. Era uma das reflexões fortes quando, na Assembleia diocesana, em fevereiro de 2016, saiu como necessidade: Fortalecer as Foranias. A Assembleia realizou-se no dia 15 de novembro de 2017, nas seis Foranias no mesmo dia. Após uma rápida avaliação, concluiu-se que naquele dia 550 lideranças estavam reunidas em assembleia. Lembrando que estavam reunidas as lideranças ligadas as cinco prioridades diocesana 2016 a 2019: Setor Família, Catequese permanente – Iniciação à Vida Cristã, Juventude Universitária, Pastorais Sociais e Pequenas Comunidade. E, foi acrescentado, neste ano, os MECEs. Imagine se todas as representações pastorais estivessem reunidas? Isso mostra quanta força pastoral existe em nossa diocese e precisamos valorizar isso em nossa caminhada pastoral. Não podemos desanimar com os contratempos da vida, na sociedade, na política e na perseguição religiosa, que caminha em nosso meio sorrateiramente, desanimando e desviando de Deus e da Igreja tantas pessoas, dilacerando as famílias, os jovens, distorcendo a verdadeira beleza e sentido da vida de tantas crianças. Continuemos unidos pastoralmente, em cada área de trabalho, seguindo em frente no discipulado de Jesus Cristo, tendo sempre em vista a experiência pessoal com Jesus. Ele é o Caminho, a verdade e a vida.

Foi bonito ver que surgiram várias propostas, de acordo com a realidade concreta de cada Forania, para o ano de 2018. Mostrando unidade, força e a alegria de poderem estar juntos, nas mais diversas atividades pastorais. Com a graça de Deus, do padroeiro da Diocese, o Sagrado Coração de Jesus e intercessão de Nossa Mãe Maria, temos muito a caminhar neste ano de 2018, numa Igreja em Saída, com o tema anual: Ano do Laicato: Cristãos Leigos e Leigas, Sujeitos na Igreja e na Sociedade e Lema: Vós sois o Sal da terra e Luz do mundo. Continuemos sendo uma Igreja forte, animadora e missionária!

2 – Campanha da Fraternidade 2018!

Não podemos deixar de ressaltar a importância da Campanha da Fraternidade, que em cada ano traz um tema e lema importantíssimo para refletirmos, em nossa caminhada como Igreja de Cristo, Povo de Deus!
Neste ano de 2018 a CF trabalha sobre a Superação da Violência de diversos tipos, que é uma situação gritante em vários setores da nossa Sociedade. Não podemos fechar os olhos, os ouvidos e muito menos o coração de cristão para essas situações.

Para nos fortalecer e nos clarear nesta reflexão, o lema é: Em Cristo somos todos irmãos (Mt. 23,8). Ele nos ajudará a entender onde a violência está ocorrendo! Será que compactuo com ela? O que posso fazer para mudar, ajudar outros e socorrer os necessitados? A Palavra de Deus é sempre luz em nossas vidas. Continuemos deixando que ela nos ilumine, para que possamos também ser luz no mundo.

Deus abençoe a cada um de vós!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de janeiro e fevereiro/2018

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.