Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Preparemo-nos para o Natal!

- Publicidade -

01/12/2016 – 0h

Preparemo-nos para o Natal!

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de dezembro/2016

Saudações em Cristo Jesus e Maria aos irmãos e irmãs de todas as idades, que nos acompanham através da Revista Diocesana, ELO.

Neste mês de dezembro, vamos refletir um pouco sobre a beleza do Natal em nossas vidas. Em primeiro lugar, vamos nos lembrar que, no mês de novembro, refletimos sobre a beleza do ANO LITÚRGICO e o encerramento do mesmo com a SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO, no dia 20 de novembro. No dia 27 do mesmo demos início ao NOVO ANO LITÚRGICO 2017, com o ADVENTO, a preparação para o NATAL.

Quando refletimos sobre o nascimento do MENINO JESUS, precisamos sempre trazer à nossa vida uma reflexão: como estou me preparando para recebê-Lo? Pois, às vezes, ficamos muito presos à Gruta de Belém, Manjedoura, Estrela de Belém, Reis Magos. Ótimo! Pois fazem parte da história do nascimento de Jesus. São aspectos históricos, teológicos importantíssimos. Porém, Jesus não mais nascerá em uma manjedoura. Ele quer nascer e nascerá em nossos corações. Esse é o verdadeiro presépio de Jesus, e não há outro. Porém, corremos o risco de continuarmos colocando-o numa manjedoura, ao invés de trazê-lo para o nosso coração, o lugar onde o AMOR DE DEUS quer sempre fazer sua morada, tornando-nos TEMPLOS VIVOS do Espírito Santo de Deus.

Aí está o sentido do Advento: preparação, meditação, penitência para ajeitar o nosso coração para ser o verdadeiro presépio do Menino Jesus, hoje. A Gruta de Belém, Manjedoura, Estrela de Belém, Reis Magos devem nos inspirar de modo muito bonito e valoroso para essa espiritualidade e comportamento.

Quero dar um Exemplo: quando você vai receber um amigo importante em sua casa, irá recebê-lo de qualquer jeito? Com a casa suja, bagunçada, quintal todo bagunçado? Como você se prepara para esse momento especial? Quando eu era criança, me lembro de que, quando iria chegar alguém importante, percebia pelo jeito do dos meus pais: ficavam alegres, contavam que iríamos receber alguém. Como qualquer criança, sabia também que vinham coisas boas. O pai arrumava as coisas mais pesados e a gente ajudava. A mãe na parte da cozinha: comida, louças e toalhas bonitas. Comidas especiais. Era uma festa. Tudo era muito gostoso. A gente se divertia e se sentia muito feliz, mais do que o normal mesmo. Nós sonhávamos com esse dia. Quando acontecia, era uma verdadeira festa. Com certeza esse contexto histórico que ilustrei, é também o contexto histórico, com certeza, de tantas e tantas famílias. Que quero dizer com esse contexto histórico? Que o Menino Jesus é o nosso melhor amigo. Jesus mesmo disse aos apóstolos: “não os chamo de servos; e sim amigos”.
Relembro: os quatro domingos do Advento, dão condições para que, cada um de nós, entre neste espírito meditativo do acolhimento de Jesus, em nossa casa. Os quatro domingos do Advento, relembram o período em que Maria gesta Jesus. Os nove meses de gestação de uma criança. Neste tempo devemos refletir nesta gestação de Jesus, em Maria. Esta meditação nos ajuda a entender como Maria acolheu, com firmeza e determinação o Projeto de Salvação em Jesus, sendo gerado em seu ventre. Quão belo é tudo isso! Poder compreender que pertencemos a esse Projeto de Salvação! Foi por mim, por você, por nós, que tudo isso aconteceu. Estamos aqui, hoje, para vivenciar tudo isso e testemunhar com nossas vidas e nos tornarmos testemunhos do grande amor de Deus à sua criação.

Tudo isso nos leva a uma grande reflexão a respeito de tudo, neste mundo: a mim mesmo, ao outro, à natureza, ao mundo – Casa Comum-, ao universo, enfim passo a olhar tudo em minha volta, como seres amados e criados por Deus.

A alegria do Natal é forte e contagiante, até àqueles que não entendem bem o que é o verdadeiro natal, festejam. É tempo em que as famílias, mesmo com certas dificuldades de relacionamento, se unem e festejam. É o grande desejo de Deus: “Que as nações voltem à paz, que os inimigos se deem as mãos”. É o lindíssimo cântico dos anjos aos pastores, na noite em que Jesus nasceu: “Glória a Deus nas alturas e paz aos homens por Ele amados”.

FELIZ NATAL A TODOS E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo Diocesano de Dourados

| | Artigo publicado originalmente na Revista ‘O Elo’ do mês de dezembro/2016

Preparemo-nos para o Natal!

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.