Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Inverno deste ano será mais frio que o ano passado

- Publicidade -

Inverno deste ano será mais frio que o ano passado

Da Canção Nova

O inverno chega nesta terça-feira, 21, mas já há algumas semanas foi possível perceber a queda das temperaturas na maior parte do país.

Segunda a meteorologista Ester Regina Ito, do Grupo de Previsão Climática do Cptec/Inpe, o inverno deste ano será mais frio que do ano passado.

“Este ano estamos esperando temperaturas mais dentro do que é normal para época, ou seja, serão mais baixas em comparação ao ano passado que foi um ano muito quente”, explica a meteorologista.

Para o extremo sul do país, sul do Paraná e o Rio Grande do Sul a tendência para os próximos meses é de chuva. E no leste do nordeste e extremo norte do Brasil as chuva estarão acima da média neste inverno.

Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, este trimestre é considerado o menos chuvoso do ano no que se refere a distribuição de chuvas, por isso as pessoas devem estar atentas com a baixa umidade. “A umidade tende a cair nos meses de agosto e setembro, como no ano passado”, esclarece a especialista.

Nesta época do ano, recorda ainda a meteorologista, é comum também que o centro-sul e as regiões serranas sofram por causa de geadas decorrentes da entrada de massas polares.

Segundo o Inpe, localidades como Campos do Jordão, Itapeva, São Antônio do Pinhal e muitas outras cidades, situadas em lugares altos no Estado de São Paulo, registram valores negativos de temperatura.

Outro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas, que ocorrem no período da manhã.

“O nevoeiro consiste na existência de gotículas d’água que flutuam no ar e reduzem a visibilidade a menos de 1000 m. Além da redução da visibilidade, um outro fator importante é o alto índice da umidade relativa do ar, cujos valores alcançam até 98% no período da manhã”, explicam os meterologistas do Inpe.

Em comparação com o ano passado, que foi um ano mais quente, o inverno deste ano será mais frio

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.