Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

PF instala ‘delegacia móvel’ na Reserva Indígena de Dourados

- Publicidade -

PF instala ‘delegacia móvel’ na Reserva Indígena de Dourados

Instalada num caminhão a delegacia dentro da Reserva Indígena de Dourados serve para apoiar às ações da Policia

Diário MS

Pelo menos até o mês de outubro a Reserva Indígena de Dourados contará com uma base de apoio da PF (Polícia Federal), instalada ontem, próximo a Escola Tengatuí Marangatu, na aldeia Jaguapiru. A unidade da PF foi deslocada do Estado de Rondônia e dispõe de todo aparato necessário para dar suporte as ações policiais dentro das aldeias, inclusive com um cartório para registros das ocorrências.

Também ontem pela manhã, policiais federais, militares e representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) estiveram reunidos com lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó para traçar estratégias de como será conduzido o policiamento a partir de agora dentro das duas aldeias. O objetivo da ação é dar continuidade a operação ‘Tekoá’, deflagrada pela PF (Polícia Federal) iniciada na semana passada dentro da Reserva para combater e coibir a venda de bebidas alcoólicas e o tráfico de drogas no local.

Segundo o comandante, Antonio Carlos Moriel Sanches, chefe do Serviço de Repreensão e Combate ao Crime contra Comunidade Indígena do Governo Federal, a implantação da unidade servirá como ponto de apoio as ações dos policiais federais e da polícia militar nos próximos dias. “Vamos oferecer toda logística necessária para orientação das viaturas, além da unidade servir de referência às equipes”, afirmou. Nesta segunda fase da operação estão previstas a participação de pelo menos 20 policias.

POLÍCIA MILITAR

A partir da próxima sexta-feira a PM (Polícia Militar) também vai começar atuar com policiamento ostensivo e preventivo dentro das aldeias de Dourados, o anúncio foi feito ontem pelo capitão Carlos Silva, do 3º Batalhão da Policia Militar. O convênio firmado entre o Governo Estadual e Federal vai permitir o Estado a atuar nas aldeias.
Segundo o capitão Carlos Silva, nesta primeira fase a Policia Militar irá fazer um trabalho de orientação aos indígenas, principalmente com relação ao trânsito e documentação de veículos. “A previsão é que o nível das ocorrências policiais se equiparem com a zona urbana, sendo, inicialmente por meio de trabalhos de orientação. No entanto, não vamos deixar de atuar no combate ao crime, respeitando sempre a cultura dos indígenas”, enfatizou.
Ele ressalta ainda que a ação conjunta com a Polícia Federal se estende por três meses e, posteriormente a Polícia Militar desenvolverá um trabalho permanente dentro das aldeias. “A partir de sexta-feira o serviço 190 da PM estará à disposição dos indígenas, sendo que juntamente com os policiais federais serão atendidas as ocorrências pontuais”, afirmou.

FUNAI

Segundo a coordenadora regional da Funai, Maria Aparecida Mendes de Oliveira, as ações desenvolvidas dentro da Reserva só foi possível após a aceitação da MCT (Minuta de Cooperação Técnica) pelo Governo do Estado, que permite a ação conjunta entre o Estado e Governo Federal dentro das aldeias. “Estamos avançando não somente na questão de segurança, mas também em outros setores”, ressaltou.

Foto: Ademir Almeida - jornal Diário MS

Foto: Ademir Almeida - jornal Diário MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.