Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Denúncias de falhas em urnas marcam eleições no Estado

- Publicidade -

09/10/2018 07h45

Denúncias de falhas em urnas marcam eleições no Estado

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, ocorreram notificações em 127 urnas eletrônicas (1,94% do total) apresentaram defeito e que tiveram que passar por ajustes como data e hora. Um total de 66 urnas tiveram que ser substituídas. Destas seis na cidade de Dourados.

Douradosagora

Denúncias sobre eventuais falhas em urnas eletrônicas marcaram as eleições 2018. Em todo o Brasil foram mais de 16 mil reclamações. Na maioria dos casos, os eleitores denunciaram a ausência da foto dos candidatos ou dificuldade no carregamento da opção de voto a presidência da república. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, ocorreram notificações em 127 urnas eletrônicas (1,94% do total) apresentaram defeito e que tiveram que passar por ajustes como data e hora. Um total de 66 urnas tiveram que ser substituídas. Destas seis na cidade de Dourados.

Por causa desses problemas, alguns eleitores ficaram em dúvida se o voto foi computado. É o caso do mecânico Eduardo Lopes Espíndola. Ele disse que votou na sessão 167 e que não encontrou a opção do 2º voto para senador. “Quando eu cheguei em casa que notei qua não havia votado no segundo senador. Me sinto lesado. A gente já desconfia que a urna eletrônica pode ser fraudada e ainda acontece isso..”, destacou.

O policial James Balduíno gravou um vídeo e publicou nas redes sociais informando que estava na função fiscalizadora e que verificou várias denúncias de problemas ao tentar votar para presidente. Segundo ele, os eleitores não conseguiam votar para presidente ou ao apertar a tecla 1 já aparecia o nome do candidatto do PT. Ele orientou os eleitores a oficializar os erros em ata.

Outro eleitor que gravou vídeo e não se identificou, estava na Escola Floriano Viegas e disse que aguardava há mais de 1 hora na fila porque a urna estava com falha e não aparecia a opção para presidente.

O jornalista Antônio Viegas contou à reportagem que estava na fila para votar na Escola Elite Total, quando notou que um casal de idosos começou a reclamar que não apareceu a opção para votar no candidato a presidência, ao invés disso, uma barra de download.

O mesário teria dito ao casal que eles poderiam estar equivocados por causa da idade deles. A juíza eleitoral da 43 º Zona Eleitoral Daniela Tardin esteve no local, registrou ata, mas constatou que a suposta falha não se constatou nos votos seguintes. “Achei o tratamento dos mesários, de certa forma desrespeitoso e acredito que a Justiça Eleitoral precisa renovar os mesários para as próximas eleições para evitar certos vícios”, destacou.

  • Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que chegou a 1.695 o número de urnas eletrônicas que apresentaram defeito e precisaram ser substituídas em todo o país. Isso representa 0,33% do total de urnas utilizadas no pleito deste ano.

Juíza Daniela Tardin e forças policiais acompanham trabalhosfoto - Hedio Fazan

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.