Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

​Guarda Municipal de Dourados conta com dois etilômetros

- Publicidade -

29/09/2016 11h31

​Guarda Municipal de Dourados conta com dois etilômetros

– Identificação de condutores de veículos sob efeito de bebida alcóolica na cidade não precisa mais ser feita pela PRF –

Assecom

A GMD (Guarda Municipal) de Dourados conta com dois etilômetros. Conhecido como “bafômetro”, o aparelho mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea de uma pessoa mediante a análise do ar pulmonar profundo. Sua principal aplicação é identificar condutores de veículos que estejam sob efeito de bebidas alcoólicas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek, nas fiscalizações feitas pela Guarda Municipal, os aparelhos detectam de três a quatro casos por semana de condutores que fizeram uso de bebida alcoólica e estão no volante.

Em Dourados, nas fiscalizações de trânsito, uma das principais dificuldades era a falta dos aparelhos, que não havia disponíveis. Esses novos aparelhos vão ajudar tanto a GM como, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Polícia Militar e outras corporações de segurança que não dispõem dos aparelhos.

Nos últimos tempos para detectar o grau de alcoolismo no condutor os agentes de trânsito de Dourados estavam utilizando etilômetros da PRF (Polícia Rodoviária Federal). “A falta dos aparelhos era uma situação que dificultava o trabalho de fiscalização, mas agora com esses dois novos etilômetros na Guarda, já vai melhorar bastante”, disse Chencarek.

  • INFRAÇÃO

Se for constatado que há qualquer indício de álcool no organismo do condutor, ou seja, se o bafômetro constatar um índice a partir de 0,05 até 0,29 mg de álcool/litro de ar expelido, o condutor é penalizado com multa de R$ 1.915,40 e infração de trânsito gravíssima, com 7 pontos na carteira, perdendo assim o direito de dirigir por 12 meses. Um copo de cerveja, ou uma taça de vinho, é o suficiente para isso. Decorridos os 12 meses, o condutor poderá fazer uma reciclagem da CNH e recuperar o direito de dirigir.

Já na esfera criminal, o condutor flagrado dirigindo embriagado, pode ser autuado e preso se o policial constatar por bafômetro, exame médico, ou por provas testemunhais. A detenção pode ser de seis meses a três anos.

Foto: A FrotaLegenda: Os novos etilômetros adquiridos recentemente vão servir para melhorar as fiscalizações no trânsito de Dourados

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.