Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

IFMS abre 245 vagas para cursos em Dourados

- Publicidade -

21/02/2017 15h

IFMS abre 245 vagas para cursos em Dourados

Instituto Federal recebe inscrições gratuitas até o dia 22 de fevereiro. Em todo MS estão sendo ofertadas 773 vagas em oito municípios, com 18 opções de cursos técnicos

Depto. de Jornalismo, com informações do Jornal ‘O Progresso

A Rádio Coração recebeu em entrevista na segunda e terça respectivamente, Danilo Dantas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) polo de Dourados durante os programas ‘Um Só Coração’ com Ozair Sanabria e ‘Manhã Viva com Gabriel Fernandes.

O instituto está abrindo 245 vagas para cursos técnicos. As inscrições para o processo seletivo para cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) vão até o próximo dia 22. No total, a instituição oferece 773 vagas para os municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Nova Andradina. São 18 opções de cursos.

Em Dourados, os cursos oferecidos são auxiliar administrativo (40 vagas), operador de computados (40), reciclador (40), regente de coral (40), espanhol básico (25), inglês básico (25), desenvolvedor de jogos eletrônicos (35). Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela Página do Candidato da Central de Seleção (http://selecao.ifms.edu.br/login)

Para concorrer às vagas, é necessário ter a escolaridade mínima exigida para o curso escolhido e pelo menos 14 anos até a data da matrícula. Todas as regras do processo seletivo estão dispostas no edital de abertura. A seleção dos inscritos será feita por meio de sorteio eletrônico, previsto para ocorrer no dia 24 de fevereiro, na reitoria do IFMS. O resultado final e a primeira chamada deverão ser divulgados no dia 6 de março.

Qualificação Profissional

O estudante recebe formação que possibilite a inserção no mundo do trabalho. O certificado tem validade nacional e o habilitará ao exercício profissional. Os cursos têm carga horária entre 180 e 200 horas, com duração média de quatro meses. O início das atividades está previsto para 13 de março. Os dias e horários das aulas serão informados pelos campi no momento da matrícula.

Conquista

O primeiro depósito de patente da história do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Estudantes e professores do Campus Coxim inventaram um jogo de dominó adaptado que busca ensinar reações químicas de forma lúdica.

“O depósito de patente é importante porque gera uma expectativa de direito. A proteção do conhecimento por meio de patente ou registro, no caso dos softwares, é considerada indicador de inovação para o IFMS e requisito fundamental no momento da transferência de tecnologia, ou seja, de negociar a tecnologia desenvolvida”, explicou a coordenadora de Inovação Tecnológica do IFMS, Gabriela Rocha.

O “Dispositivo Didático para o Ensino de Estequiometria” foi criado pelos professores Griscele Jesus Shiota e Hygor Oliveira, e pelos então estudantes da Licenciatura em Química, Ana Karoline Silva, Klevi Torres, Jeferson Oliveira e Talina Santos – três deles finalizaram o curso no final de 2016.

A ideia de patentear o produto surgiu quando a professora de Metodologia e Práticas de Ensino, Griscele Jesus, participou de um curso sobre noções de sistema de patentes ofertado pelo IFMS, em parceria com o INPI.

Fotos: Gabriel Fernandes

Dezenas de estudantes já fazem o curso de operador de computador pelo IFMS em Dourados. (Foto: Hedio Fazan)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.