Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Ricardo Rossato fala sobre relação entre pais e filhos

- Publicidade -

21/02/2017 08h36

Ricardo Rossato fala sobre relação entre pais e filhos

Em entrevista à assessoria de comunicação da EIC, ELE comentou os problemas que a família enfrenta nos dias de hoje, o mundo no contexto em que vivemos e deu enfoque à família.

AsseCom. EIC

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, a Escola Franciscana Imaculada Conceição (EIC) recebeu a presença de Ricardo Rossato, ex-vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (RS), que falou aos pais de alunos sobre “Relações significativas entre pais e filhos”. O momento, promovido, pela Associação de Pais e Mestres (APM), trouxe para o ambiente escolar a reflexão os valores transmitidos de geração para geração.
Em entrevista à assessoria de comunicação da EIC, Ricardo comentou os problemas que a família enfrenta nos dias de hoje, o mundo no contexto em que vivemos e deu enfoque à família.

EIC – Quais dificuldades de relacionamento as famílias têm passado?

Ricardo Rossato – “Família teve um modelo até recentemente e esse modelo foi praticamente desconstituído. Nós viemos de famílias numerosas, famílias mais autoritárias e rurais, e hoje temos famílias urbanas, pequenas, restrita e mais amorosa também, mas que vem enfrentando muitos problemas. As gerações adultas não estão conseguindo passar às novas gerações os valores que nós vivemos. Embora haja diálogo, mais conversa, mas sem dúvida, os valores que os pais viveram hoje estão também repercutindo em uma ausência de religiosidade, de ética e isso faz com que tenhamos mais pessoas livres, mas também individualistas.”

EIC – Como enfrentar isso? Quais as orientações?

“Uma convivência constante, em uma relação espontânea, verdadeira, autêntica, em que eles conheçam de fato os nossos valores, que haja uma dedicação de tempo para os filhos e que haja também o reconhecimento dos novos valores, que sejam atualizados, mas também que se desenvolva a fé. A primeira escola cristã, a primeira escola de fé, é a família. Como disse um grande educador, as três atividades fundamentais dos pais são: exemplo, exemplo e exemplo. (…) Nós só nos completamos em Deus.”

EIC – Qual a diferença dessa relação familiar nas etapas de desenvolvimento da criança?

Ricardo Rossato – “Sem dúvida há uma diferença notável. A pré-adolescência e a adolescência são uma fase de contestação. Uma fase que se põe em dúvida o que foi dito, se questiona, mas é uma fase também normal, dita como problemática, mas que faz parte da vida, uma fase de crescimento. Nesse momento é importante um encontro pessoal, conversa, porque aí vem as grandes chances de mudança. Nesse contexto é importante que os pais sejam uma referência e não somente o grupo e a sociedade. A sociedade não tem grande preocupação com os nossos filhos e o grupo social se faz e desfaz rapidamente. Então é fundamental o acompanhamento, a solidariedade, a presença, a compreensão, mas também a palavra firme.”

Ricardo Rossato, ex-vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (RS), que falou aos pais de alunos sobre

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.