Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Fraternidade e Políticas Públicas

- Publicidade -

01/03/2019 08h

Fraternidade e Políticas Públicas

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de março de 2019

Olá caros irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus!

Na Palavra do Pastor, deste mês de março, quero refletir com vocês sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2019.

Ela tem como Tema: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS! E traz como Lema: “Serás libertado pelo direto e pela justiça”. (Is. 1,27)

Desde já, quero salientar que o objetivo da Campanha da Fraternidade, deste ano, não é sobre Política Partidária. Se assim o fosse, criaria um entrave em seu objetivo. Tratar de Políticas Públicas é cuidar do Bem Social para todos, inclusive o Planeta. Vamos todos dar as mãos nesta missão, tão bonita e desafiadora, de todo discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Esclareço que tudo o que vem abaixo está no Texto Base da CF/2019!

Vejamos: “Jesus veio à Galileia, proclamando a Boa-Nova de Deus. ‘Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova’” (Mc 1,14. 15). O Reino da Verdade, da Graça, da Justiça, do Amor e da Paz! Reino que liberta, pois nos oferece a graça da filiação divina, da fraternidade em Cristo Jesus. Pelo batismo e pelo crisma fomos revestidos deste novo Reino, de um novo espírito que nos torna aprendizes, discípulos caminhantes pelas estradas da Boa-Nova. Se, somos aprendizes, somos também anunciadores, proclamadores, missionários de Jesus, do novo Reino, novo Céu e nova Terra (Ap. 21,1). Jesus nos indicou o caminha da fraternidade, do direito e da justiça. Os exercícios quaresmais: o Jejum, a esmola e a oração proposto pela Igreja Católica, nos ajudam a compreender melhor o que o tema e lema da CF/2019 nos propõem. Pois, a quaresma, nos provoca e convoca à conversão, mudança de vida: cultivar o caminho do seguimento de Jesus Cristo. Ela desperta a necessidade de partilha e nos aproxima da irmandade.

A Campanha, deste ano, tem como objetivo geral: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Políticas Públicas são as ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos possam ter vida digna. São soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade. É a ação do Estado, que busca garantir a segurança, a ordem, o bem estar, a dignidade, por meio de ações baseadas no direito e na justiça.

A política pública não é somente a ação do governo, mas também a relação entre instituições e os diversos atores, sejam eles individuais ou coletivos, envolvidos na solução de determinados problemas. Para isso, devem ser utilizados princípios, critérios e procedimentos que podem resultar em ações, projetos ou programas que garantam ao povo os direitos e deveres previstos na Constituição Federal de 1998, que foram propostos por leis complementares em quatro áreas: Criança e Adolescente; Saúde; Assistência Social; e Educação e em outras leis.

Esta Campanha da Fraternidade acontece no ano em que o Papa Francisco proclamou o mês de outubro como Mês Missionário Extraordinário. O Santo Padre, ao instituir o Mês Missionário Extraordinário, ofereceu como tema: “Batizados e enviados: Igreja de Cristo em missão no mundo”. Os batizados, em sua missão no mundo, participando da construção de Políticas Públicas que construam a fraternidade.

Boas reflexões e ações a todos nós e bons exercícios quaresmais.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de março de 2019

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R. Foto: Arquivo/RC

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.