Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Trump, Vance e outros líderes celebram o primeiro papa dos EUA

- Publicidade -

Acidigital

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente J.D. Vance, os ex-presidentes Joe Biden e Barack Obama; JB Pritzker, governador do Estado americano de Illinois, e dezenas de outras autoridades eleitas em todo o país expressaram alegria e entusiasmo pela escolha do primeiro papa americano, que nasceu em Chicago.

O papa Leão XIV — nascido Robert Francis Prevost — foi eleito hoje (8) pelo Colégio dos Cardeais em Roma, no segundo dia do conclave papal, para suceder o papa Francisco, que morreu em 21 de abril.

Ele é o primeiro papa dos EUA e da América do Norte. Francisco foi o primeiro papa das Américas.

“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa”, disse Trump em publicação na Truth Social, sua plataforma de mídia social.

“É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo”, disse Trump.

O vice-presidente J.D. Vance, convertido ao catolicismo, também parabenizou o novo papa numa publicação na rede social X.

“Tenho certeza de que milhões de católicos americanos e outros cristãos rezarão por seu trabalho bem-sucedido à frente da Igreja. Que Deus o abençoe”, disse o vice-presidente.

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, que também é católico, fez comentários de felicitação: “Que Deus lhe conceda sabedoria, coragem e graça no desempenho de seu sagrado ministério”.

O ex-presidente Joe Biden, que foi o segundo presidente católico dos EUA, também comemorou a notícia em publicação na rede social X numa declaração conjunta com sua mulher.

Habemus papam — Que Deus abençoe o papa Leão XIV de Illinois. Jill e eu o parabenizamos e lhe desejamos sucesso”, disse o ex-presidente.

Autoridades de Chicago demonstram orgulho de sua cidade natal

O ex-presidente Barack Obama, que passou grande parte de sua vida adulta morando em Chicago, emitiu uma declaração com sua mulher, Michelle, parabenizando “um conterrâneo de Chicago, Sua Santidade o papa Leão XIV”.

“Este é um dia histórico para os EUA, e rezaremos por ele enquanto ele inicia o trabalho sagrado de liderar a Igreja Católica e dar o exemplo para muitos, independentemente da fé”, disse Obama.

Pritzker, que é governador de Illinois desde 2019, referiu-se ao “primeiro americano liderando a Igreja Católica” como um “momento histórico” em publicação na rede social X.

“Vindo de Chicago, o papa Leão XIV inaugura um novo capítulo em que eu me uno àqueles em nosso Estado que o recebem num momento em que precisamos de compaixão, unidade e paz”, disse o governador.

Brandon Johnson, prefeito de Chicago, expressou alegria com a notícia em publicação na rede X e já encorajou uma visita do papa à sua cidade natal.

“Tudo que é legal, inclusive o papa, vem de Chicago! Parabéns ao primeiro papa americano, Leão XIV! Esperamos recebê-lo de volta em breve”, disse o prefeito.

Em seu primeiro discurso, o papa Leão XIV exortou as pessoas a construir pontes por meio do diálogo e do encontro para trabalhar em prol da unidade e da paz.

O papa expressou seu desejo de caminhar “como Igreja unida, sempre buscando a paz, a justiça, buscando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho, para sermos missionários”.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Habemus Papam: Leão XIV

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.