Acidigital
“Feliz festa para todas as mães”, exclamou emocionado o papa Leão XIV do balcão central da Basílica de São Pedro hoje (11), ao concluir a sua primeira Regina Caeli como sucessor de Pedro.
Depois de encorajar os jovens a não terem medo e de lançar um forte apelo à paz e ao fim da guerra, o papa dedicou algumas palavras sinceras às mães que hoje celebram o seu dia.
“Hoje, na Itália e em muitos outros países, celebramos o Dia das Mães”, recordou o papa, visivelmente emocionado.
“Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu. Feliz Dia das Mães!”, completou com um sorriso terno, gerando aplausos dos fiéis presentes na Praça de São Pedro.
Mildred Martinez, a mãe do papa Leão XIV, que foi uma figura fundamental na sua formação espiritual, morreu em 1990, quando ele tinha 35 anos. Embora tenha crescido em Illinois, nos Estados Unidos, as suas raízes são espanholas.
Embora em países como a Espanha e o México comemore a festa do Dia das Mães no primeiro domingo de maio, em outros países como o Brasil, o Peru, o Chile, a Colômbia, a Venezuela, o Equador e o Uruguai a celebra no segundo domingo.
Depois de ter saudado a multidão, que gritava “Viva o papa!”, Leão XIV retirou-se do balcão central de onde, apenas três dias antes, tinha saudado o mundo pela primeira vez como novo sucessor de são Pedro.