Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Festa de Santa Dulce 2025 começa em 1º de agosto

- Publicidade -

Acidigital

A terceira edição da Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025 acontecerá entre os dias 1º a 13 de agosto com missas, trezenas, procissões, apresentações musicais e quermesse no santuário dedicado ao Anjo Bom da Bahia, no Largo de Roma, em Salvador (BA). A programação da festividade foi lançada ontem (21) pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no santuário.

A festa é realizada pela OSID com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e tem como tema “Com Santa Dulce dos Pobres, Somos Peregrinos de Esperança”, por ocasião do Jubileu Ordinário do Ano Santo de 2025, instituído pelo papa Francisco, com o tema “Peregrinos da Esperança”.

“Para nós, é uma grande alegria festejar santa Dulce como uma verdadeira peregrina da esperança, alguém que viveu com confiança em Cristo e nos inspira a seguir o seu exemplo”, disse o reitor do santuário santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Rocha. “Que essa festa seja um momento de renovação da nossa fé e da nossa esperança em Jesus, e que, do céu, ela interceda por todos nós, especialmente pelos que mais precisam”.

A superintendente das Osid, Maria Rita Pontes disse que “na festa do ano passado” eles receberam “muitas pessoas, não só do interior da Bahia, mas também de outros Estados”.

“E isso vai acontecer cada vez mais, tenho certeza, porque trata-se de uma devoção que vem crescendo paulatinamente, conforme as pessoas vêm conhecendo mais da história, a fé e os milagres de Santa Dulce”. declarou Maria Rita. “Por isso, a gente se prepara para esse momento, trazendo grandes atrações. Esperamos lotar essa praça e acolher todos com muito amor, com muito carinho, praticando os valores que ela nos deixou”.

O primeiro dia da festividade, 1º de agosto, iniciará com uma missa solene, às 8h30, seguida do hasteamento da bandeira da festa, às 10h, no santuário; a abertura da quermesse, às 15h, e o início da trezena solene, às 18h. O encerramento da festa será no dia 13 de agosto, data da festa litúrgica de santa Dulce dos Pobres com uma missa campal às 17h, celebrada pelo arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha. Depois da celebração, os devotos participarão de uma Procissão da Luminosa que será concluída com a benção do Santíssimo Sacramento na Praça Irmã Dulce.

Uma novidade que a festa deste ano traz é a realização da Vigília Virtual aos devotos do Anjo Bom da Bahia, que ocorrerá no dia 2 de agosto, a partir das 21h até às 6h do dia 3 de agosto, pelo canal do YouTube do santuário santa Dulce dos Pobres.

A programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres pode ser conferida neste link.

Santa Dulce dos Pobres

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a irmã Dulce dos Pobres, nasceu no dia 26 de maio de 1914, em Salvador. Aos 19 anos se formou professora e depois ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão (SE). Em 13 de agosto de 1933, aos 20 anos, fez sua profissão religiosa, adotando o nome de irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.

Em 1934, voltou à Bahia e iniciou um trabalho de assistência à comunidade pobre de Alagados e Itapagipe. Em 1949, fundou um albergue improvisado em um galinheiro ao lado do convento Santo Antônio, em Salvador. Depois, esse lugar se tornou o hospital Santo Antônio e atualmente se chama Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), maior ONG de saúde no Norte e Nordeste e a nona maior do Brasil. Em 17 de janeiro de 1984, fundou a Associação Filhas de Maria Servas dos Pobres. Em 1988, foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz.

Irmã Dulce morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, e foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, pelo papa Francisco, tornando-se a primeira santa brasileira.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.