Acidigital
O papa Leão XIV pediu aos teólogos morais que trabalhem “seguindo o exemplo sábio e sempre presente dos santos, como santo Afonso Maria de Ligório, que soube encontrar uma síntese equilibrada entre as exigências da lei de Deus e a dinâmica da consciência e da liberdade humana, adotando uma atitude caridosa, compreensiva e paciente para com os irmãos, tornando-se assim um sinal visível da infinita misericórdia de Deus”.
O papa falava aos participantes do XVII Congresso Internacional de Teologia Moral, em Bogotá, Colômbia, organizado pela Fundação Universitária Santo Afonso (FUSA) dos missionários redentoristas, ordem fundada pelo santo.
Num telegrama assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, e endereçado ao reitor da FUSA, padre Óscar Báez Pinto, c.ss.r., o papa expressou sua esperança de que “esses dias sejam uma ocasião propícia para refletir sobre os desafios, mudanças e conflitos atuais à luz da revelação divina, que encontra seu cumprimento em Jesus Cristo”.
Em sua mensagem aos organizadores e participantes do congresso, que acontece entre hoje (20) e amanhã (21), Leão XIV invocou “a proteção maternal da Bem-Aventurada Virgem Maria, sede da sabedoria” e concedeu sua bênção apostólica às famílias dos participantes.
O encontro de especialistas em teologia moral ocorre na Câmara de Comércio de Bogotá sob o tema Mudanças e Conflitos na Sociedade, Gênero, IA e Ecologia Integral.
Entre os palestrantes estão o padre Antonio Fidalgo, C.Ss.R., da Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma; María Martha Cúneo e Virginia Azouy, da Pontifícia Universidade Católica da Argentina; Javier Bernabé Fraguas, da Universidade Complutense de Madri; e o padre Martín Carbajo Núñez, OFM, da Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma.
Participam também como palestrantes os italianos Giovanni del Missier, Andrea Pizzichini e Marco Schrage Comencini, da Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma.