Acidigital
O Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida apresentou na sexta-feira (26) os mantos e o trono que serão usados na novena e festa da padroeira do Brasil neste ano.
Como acontece todos os anos, os mantos que serão usados na imagem de Nossa Senhora foram bordados pelas irmãs do Carmelo de Santa Teresinha, em Aparecida (SP). São dois modelos, um com o símbolo do Espírito Santo, que será usado na novena da tarde, e outro com o Alfa e Ômega, que será usado na novena solene.
“O manto de Nossa Senhora, numa palavra, simboliza abrigo, proteção e amparo”, disse o reitor do santuário nacional, padre Eduardo Catalfo, na cerimônia de apresentação que foi transmitida pelo canal do Youtube do santuário.
“O filho de Deus deu-nos por Mãe, uma rainha incomparável que nos protege e cobre com seu manto de amor. Maria oferece uma maternidade real, não apenas simbólica. Santo Afonso [Maria de Ligório], fundador dos Missionários Redentoristas, via Maria como dulcíssima esperança, protegendo-nos sempre com o seu manto de amor”, disse.
Para o reitor do santuário “é sobre a especial proteção de Maria que cultivamos o bom propósito de conhecer Jesus e cuidar da vida”, em referência ao tema deste ano da novena: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.
Também participaram da cerimônia de apresentação o prefeito de igreja do santuário nacional, padre Ferdinando Mancílio, a irmã Maria Regina Conceição, do Carmelo de Aparecida, e o arquiteto Almir José Neto.
Especialista em arte sacra, Almir é quem assina o projeto do trono onde a imagem de Nossa Senhora será colocado depois de sua entronização nos dias da novena. A peça foi produzida por colaboradores do santuário.
Segundo o arquiteto, a concepção do trono tem duas “naturezas próprias”: “a fé, o conhecer a Jesus e o confiar Nele, que é nosso Salvador e Redentor”; “e a vida, essa vida que aprendemos a cuidar nesse lugar próprio que é estar junto de Maria”.
“Logo, a imagem deste ano está num lugar a nos aguarda para que, junto Dela, possamos melhor conhecer Jesus e cuidar da vida”, disse. “Coroando a composição como um todo, uma imagem do Espírito Santo, da mesma forma que temos o Espírito Santo no alto da Cúpula do nosso Altar Central”, acrescentou.
O prefeito de igreja padre Ferdinando Mancílio destacou o significado das cores do trono, o marrom da madeira e o dourado. “A vida ligamos à cor marrom da madeira, simbolizando a nossa realidade, o nosso viver neste mundo. Outro elemento é a cor dourada, que vem lembrar exatamente a eternidade como luz resplandecente sobre nós e a dignidade de Maria, que também é luz, porque está junto de seu filho Jesus”, disse.
A festa e novena de Nossa Senhora Aparecida no santuário nacional vai acontecer de 3 a 2 de outubro, com atividades religiosas e culturais.
A novena da padroeira acontecerá de 3 a 11 de outubro, em dois horários. Às 15h, será conduzida pelos missionários redentoristas e padres convidados. Às 19h, a novena solene será celebrada por bispos de diferentes regiões do Brasil.
No dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, a programação começará às 4h45 com o toque dos sinos e a primeira missa às 5h. Como este ano a data cai em um domingo, a missa solene será celebrada às 8h, uma hora mais cedo do que nos anos anteriores.
Haverá missas às 10h30, 12h, 14h, 16h e 18h. A missa das 12h será dedicada às crianças. Às 15h, acontecerá a consagração solene e, às 18h, a missa de encerramento, seguida da procissão solene e do show pirotécnico.