Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Ponto de vista destaca primeiros sintomas e os tratamentos disponíveis para o Alzheimer

- Publicidade -

Da redação

O programa Ponto de Vista de sábado (04/10) teve com o tema a Doença de Alzheimer: os primeiros sintomas, a procurar por ajuda médica e os tratamentos disponíveis. 

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.

Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência nessa população.

No Brasil, centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.

 Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer, porém, devem ocorrer em tempo integral. Cuidadores, enfermeiras, outros profissionais e familiares, mesmo fora do ambiente dos centros de referência, hospitais e clínicas, podem encarregar-se de detalhes relativos à alimentação, ambiente e outros aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes.

A campanha “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, celebrado anualmente em outubro, cujo objetivo principal é informar e promover a detecção precoce e a prevenção da doença.

O movimento utiliza o mês para mobilizar a sociedade, divulgar informações sobre a saúde da mulher e reforçar a importância de conhecer o próprio corpo e buscar ajuda médica ao notar qualquer alteração suspeita, como nódulos nas mamas.

CONVIDADAS:

– Dra. Poliany Massias Alves de Souza- Formada em medicina pela Uningá , Residência de clínica médica UFGD , Pós-graduada em geriatria.  Trabalha no corpo clínico do hospital do coração e diretora clínica e no hospital universitário HU-UFGD.

– Dra. Jacqueline Nunes: Educadora física e Fisioterapeuta: Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Pós-graduação em recreação e Lazer (UEM); Pós-graduação em gerontologia com ênfase em reabilitação IBP-Instituto pedagógico Brasileiro, (2021). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1995). Criadora do projeto de extensão qualidade de vida no envelhecimento (UNICESUMAR). Foi membro do conselho municipal de cultura da Prefeitura do Município de Maringá. Professora da Universidade Federal do Mato grosso desde julho 2012 (UFMT), coordenadora do projeto qualidade de vida na melhor idade,

– Trabalha com o projeto AME – Atendimento multidisciplinar para o envelhecimento ativo.

O programa Ponto de Vista tem a apresentação do Padre Alexsandro da Silva Lima  com produção do Jornalista Reynaldo Felix e vai ao ar na Rádio Coração 95,7 FM todos os sábados das 7h30 às 9h. 

Ouça o programa na íntegra:

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.