Acidigital
A arquidiocese de Caracas suspendeu a missa de ação de graças pela canonização dos santos José Gregorio Hernández e Carmen Rendiles, os primeiros santos da Venezuela, programada para o sábado (25).
“Depois de uma rigorosa análise técnica e pastoral dos possíveis locais, concluímos que fazer a celebração no Estádio Monumental não é viável nas condições de segurança e capacidade necessárias”, disse ontem (22) a arquidiocese num comunicado.
O “Festival da Santidade” seria feito no Estádio Monumental Simón Bolívar, em Caracas, onde cerca de 50 mil fiéis de todo o país eram esperados, junto com todos os bispos da Venezuela e outras figuras eclesiásticas da região.
Por ocasião da canonização, no domingo passado, bispos venezuelanos pediram repetidamente a libertação de presos políticos e o respeito aos direitos humanos na Venezuela.
O governo de Nicolás Maduro tem sido repetidamente acusado de explorar o evento histórico da canonização para promover sua agenda política.
“Por isso, com o desejo de proteger a vida e promover a participação de todos, tomamos uma decisão profundamente pastoral: a Festa da Santidade será celebrada em todas as paróquias e comunidades da Grande Caracas”, diz o comunicado da arquidiocese de Caracas.
A Igreja em Caracas anunciou que no sábado serão celebradas missas de ação de graças em todas as paróquias do país para “unir espiritualmente” e multiplicar a alegria que preenche todos os venezuelanos.
“Agora serão muitos altares e comunidades que se unirão num único ato de ação de graças”, concluiu o comunicado.





