Acidigital
Frei Gilson Azevedo, padre da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, celebrou missa na basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, Portugal, ontem (22). Cerca de 10 mil fiéis de várias nacionalidades participaram da celebração, a maioria brasileiros que vivem em Portugal e em outros países da Europa.
“Foi lindo ver essa igreja, que comporta cerca de 10 mil pessoas, completamente cheia”, escreveu frei Gilson em uma publicação no seu perfil do Instagram ontem. “Quantos brasileiros, portugueses, brasileiros que vivem em Portugal, e até brasileiros que moram em outros países, além de pessoas de tantas outras nacionalidades”.
“Foi lindo demais, foi especial. Deus nos falou profundamente na Santa Missa, por meio da Sua Palavra”, disse o padre que pela primeira vez celebrou missa na basílica de Fátima.
Na homilia, Frei Gilson comentou a primeira leitura tirada da carta são Paulo aos Romanos Rm 6, 12-18, exortando os fiéis à fidelidade a Cristo. “Não tenha medo da sua fé”, disse ele. “Enquanto muitos escolhem o pecado, você escolheu o melhor lado — o lado de Cristo. Nunca se envergonhe de dizer a quem pertence, mesmo que sejamos a minoria. Tenha orgulho da sua fé e permaneça firme, porque estar com Jesus é sempre escolher o lado melhor”.
A celebração integrou a peregrinação organizada pela Comunidade Obra de Maria, da qual frei Gilson é o diretor espiritual. A comunidade reúne mais de 350 peregrinos em viagem espiritual por santuários da Europa.
Peregrinações com a comunidade Obra de Maria
A Comunidade Obra de Maria é uma associação privada de fiéis de direito diocesano, formada por missionários, padres e leigos. Fundada em Pernambuco, seu carisma é “evangelizar de todas as formas com alegria a serviço da Igreja Católica”, diz o site da comunidade.
Desde 1993 a comunidade Obra de Maria organiza peregrinações a lugares santos no Brasil e no mundo. Segundo o próprio site, eles oferecem pacotes completos com valores acessíveis para locais como “Medjugorje, Terra Santa, Roma, Lourdes, Fátima e Aparecida”. Muitas dessas peregrinações acontecem com diretores espirituais, que tem a função de “orar com o grupo em lugares santos e de conduzir toda a parte espiritual da peregrinação, que é o principal propósito das nossas viagens”.
Segundo a comunidade, o dinheiro arrecadado com as peregrinações é destinado a trabalhos sociais oferecidos pela comunidade em “Moçambique, Angola, Costa do Marfim, Cabo Verde e Benin”.
“Nesses locais, a Comunidade Obra de Maria oferece internatos masculinos e femininos, assistência escolar, assistência médica, cursos profissionalizantes e trabalhos de evangelização com a comunidade carente desses locais”, diz o site.





