Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Programa completo da viagem do papa Leão XIV à Turquia e ao Líbano

- Publicidade -

Acidigital

A Santa Sé publicou hoje (27) o programa oficial da primeira viagem apostólica do papa Leão XIV, 27 de novembro a 2 de dezembro.

O papa vai visitar a Turquia e o Líbano e fará uma peregrinação a İznik (antiga Niceia) por ocasião dos 1.700 anos do primeiro concílio de Niceia (325 d.C. – 2025) que formulou o Credo Niceno, resumo da fé cristã.

Segue abaixo o itinerário detalhado da viagem:

Programa completo da viagem do papa Leão XIV à Turquia e ao Líbano
Logotipo da viagem do Papa à Turquia e ao Líbano (Vaticanews)

Quinta-feira, 27 de novembro – Roma / Ancara / Istambul

O papa parte às 7h40 do Aeroporto Internacional de Roma Fiumicino para Ancara, capital da Turquia, onde chegará às 12h30.

Depois das boas-vindas oficiais, ele visita o mausoléu de Atatürk, local de sepultamento de Mustafa Kemal Atatürk, fundador e primeiro presidente da República da Turquia.

Leão XIV será então recebido pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, diante de quem fará seu primeiro discurso às autoridades, à sociedade civil e ao corpo diplomático.

Às 17h20, o papa deixa a capital turca com destino a Istambul, onde pousará às 19h no Aeroporto Atatürk.

Sexta-feira, 28 de novembro – Istambul / İznik / Istambul

O dia começa às 9h30 com um encontro de oração com bispos, padres, diáconos, pessoas consagradas e agentes pastorais na catedral do Espírito Santo, em Istambul.

Às 10h40, Leão XIV visita o lar de idosos das Irmãzinhas dos Pobres.

À tarde, viaja de helicóptero para İznik, onde às 15h30 vai preside encontro ecumênico de oração com representantes de várias Igrejas, perto das ruínas da antiga basílica de São Neófito.

O lugar marca o Concílio de Niceia (325 d.C.), o primeiro a reunir bispos de toda a cristandade e que deu origem ao Credo Niceno, proclamando a fé na divindade de Cristo: “Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro”.

Às 16h30, o papa volta a Istambul para, por volta das 18h30, uma audiência privada com bispos na delegação apostólica.

Sábado, 29 de novembro – Istambul

Às 9h, o papa visita a mesquita Azul (Sultanahmet Camii), em frente à Hagia Sophia, antiga basílica cristã posteriormente convertida em mesquita.

Às 9h45, ele faz uma reunião privada com líderes de igrejas e comunidades cristãs locais na igreja ortodoxa síria Mor Ephrem.

À tarde, às 15h30, Leão XIV participa de uma doxologia, breve louvor à Santíssima Trindade, na igreja patriarcal de São Jorge, sede do patriarcado ecumênico ortodoxo de Constantinopla.

Às 15h50, o papa encontra o patriarca ortodoxo Bartolomeu I, com quem assina uma declaração conjunta no palácio Patriarcal.Por fim, às 17h, Leão XIV celebrar a missa na Arena Volkswagen.

Domingo, 30 de novembro – Istambul / Beirute

Pela manhã, o papa visita a catedral apostólica Armênia, o principal templo da comunidade apostólica armênia na Turquia. Lá, participa da liturgia celebrada na igreja patriarcal de São Jorge, seguida de uma bênção ecumênica.Em seguida, Leão XIV almoça com o patriarca Bartolomeu I.

À tarde, depois da cerimônia de despedida no Aeroporto Atatürk, ele parte para Beirute, Líbano, pousando às 15h45.

Na capital libanesa, o papa será recebido pelo presidente do Líbano, Joseph Aoun, eleito em 9 de janeiro deste ano, cuja eleição pôs fim a dois anos de vácuo presidencial no país.

Leão XIV também se encontra com o presidente do Parlamento do Líbano, Nabih Berri, e o primeiro-ministro do Líbano, Nawaf Salam.

O sistema político do país é confessional, concebido para garantir a representação das várias comunidades religiosas do país e manter o equilíbrio entre elas.Segundo esse modelo, o presidente da república é sempre cristão maronita; o primeiro-ministro é muçulmano sunita; e o presidente do parlamento, muçulmano xiita.

Segunda-feira, 1º de dezembro – Beirute / Annaya / Harissa / Bkerké

Às 9h45, o papa visita o túmulo de são Charbel Makhlouf, sacerdote libanês da ordem maronita, no mosteiro de São Maron, em Annaya.

Às 11h20, Leão XIV encontra bispos, padres, religiosos e agentes pastorais no santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Harissa.

Às 12h30, ele tem uma audiência privada com patriarcas católicos na Nunciatura Apostólica.

À tarde, às 16h, o papa participa de um encontro ecumênico e inter-religioso na praça dos Mártires, em Beirute, seguido de um encontro com jovens às 17h45 em frente ao patriarcado maronita, em Bkerke.

Terça-feira, 2 de dezembro – Beirute / Jal ed Dib / Roma

Em seu último dia de viagem, Leão XIV visita o Hospital De la Croix em Jal ed Dib às 8h30.

Às 9h30, viajar para o porto de Beirute, onde uma explosão devastadora em agosto de 2020 causou milhares de vítimas e danos extensos.

Às 10h30, ele celebra a missa final da viagem na orla de Beirute.

Depois da cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Beirute, às 12h45, o papa Leão XIV parte para Roma, Itália, chegando ao Aeroporto de Fiumicino às 16h10.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.