Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Leão XIV declara são John Henry Newman doutor da Igreja

- Publicidade -

Acidigital

O papa Leão XIV declarou hoje (1º) doutor da Igreja, são John Henry Newman, uma das figuras mais proeminentes do catolicismo britânico, teólogo brilhante e um dos convertidos mais influentes dos últimos séculos.

A declaração ocorreu no início da missa da solenidade de Todos os Santos e no âmbito do Jubileu da Educação, celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, leu a biografia de Newman e pediu formalmente que o papa proclamasse o santo doutor da Igreja.

Leão XIII leu então em latim a fórmula solene que declara Newman o 38º doutor da Igreja. O papa também nomeou Newman co-padroeiro da educação católica, colocando-o ao lado de são Tomás de Aquino nessa função.

‘Inspiração para as novas gerações’

“A imponente estatura cultural e espiritual de Newman servirá de inspiração para as novas gerações com o coração sedento de infinito, disponíveis a realizar, através da pesquisa e do conhecimento, aquela viagem que, como diziam os antigos, nos faz passar per aspera ad astra, ou seja, através das asperezas até aos astros”, disse o papa em sua homilia .

“A vida dos santos testemunha-nos que é possível viver com paixão no meio da complexidade do tempo presente, sem deixar de lado o mandato apostólico: brilhar “como astros no mundo””, continuou o papa, citando a Carta de São Paulo aos Filipenses. “Nesta solene ocasião, desejo repetir aos educadores e às instituições educativas: “Brilhai hoje como astros no mundo”, graças à autenticidade do vosso empenho na busca conjunta da verdade, na sua partilha coerente e generosa, através do serviço aos jovens, em particular aos pobres, e na experiência quotidiana de que «o amor cristão é profético, realiza milagres”.

Referindo-se ao famoso hino de Newman, “Lead, kindly light” (“Luz terna, suave, leva-me mais longe”), o papa acrescentou: “É tarefa da educação oferecer esta Luz Terna àqueles que, de outra forma, poderiam permanecer aprisionados pelas particularmente insidiosas sombras do pessimismo e do medo. Por isso, gostaria de vos dizer: desarmemos as falsas razões da resignação e da impotência e façamos circular no mundo contemporâneo as grandes razões da esperança”.

O papa Leão também enfatizou que “a vida ilumina-se não porque somos ricos, bonitos ou poderosos. Ela ilumina-se quando uma pessoa descobre dentro de si esta verdade: sou chamado por Deus, tenho uma vocação, tenho uma missão, a minha vida serve para algo maior que eu próprio! Cada criatura tem uma função a desempenhar”.

Por fim, ele recordou as palavras do papa Bento XVI aos jovens: “O que Deus mais deseja para cada um de vós é que vos torneis santos. Ele ama-vos muito mais do que podeis imaginar, e deseja o máximo para vós. Trata-se do chamamento universal à santidade que o Concílio Vaticano II fez parte essencial da sua mensagem. A santidade é proposta a todos, sem exceção, como um caminho pessoal e comunitário delineado pelas Bem-aventuranças”.

“Rezo para que a educação católica ajude cada um a descobrir a sua vocação à santidade”, disse o papa.

O que é um doutor da Igreja?

O título “doutor da Igreja” é concedido a santos que são reconhecidos por seu grande conhecimento, profunda santidade e contribuição significativa para a teologia católica.

Para receber este título, um santo deve ter demonstrado uma santidade extraordinária, confirmada pela canonização, excelência na doutrina através de escritos de influência duradoura e uma declaração formal do papa.

O mais recente doutor da Igreja antes de Newman foi santo Irineu de Lyon, proclamado pelo papa Francisco em 2022 como o «doutor da unidade».

Há outros doutores da Igreja, como santo Agostinho, santo Ambrósio, santo Tomás de Aquino, santa Teresa de Ávila, santa Catarina de Sena, santa Teresa de Lisieux, santo Antônio de Pádua e são Francisco de Sales.

Quem é são John Henry Newman?

São John Henry Newman nasceu no dia 21 de fevereiro de 1801, em Londres, na Inglaterra. Inicialmente era um padre anglicano, mas depois se tornou uma das principais figuras do Movimento de Oxford, que buscava levar a Igreja da Inglaterra de volta às suas raízes tradicionais. As suas reflexões teológicas o aproximaram cada vez mais do catolicismo e, em 1845, ele se converteu à Igreja Católica.

O papa Leão, em seu discurso depois da missa de hoje, deu as boas-vindas a delegação oficial da Igreja da Inglaterra, liderada pelo arcebispo de York, Stephen Cottrell, e rezou para que Newman “acompanhe do céu o caminho dos cristãos rumo à plena unidade”.

Ordenado padre católico em 1847, Newman fundou o Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra e produziu uma obra imensa — mais de 40 livros e cerca de 20 mil cartas — abrangendo teologia, filosofia e educação.

O papa Leão XIII nomeou-o cardeal em 1879. Newman escolheu como lema “Cor ad cor loquitur” (“O coração fala ao coração”), que reflete a sua convicção de que a verdadeira conversão é um regresso à morada mais íntima de Deus no coração.

Newman morreu em 1890, em Edgbaston, Inglaterra. O papa Bento XVI beatificou-o em 2010 e o papa Francisco canonizou-o em 2019. Os seus restos mortais encontram-se no cemitério católico de Rednal, em Birmingham.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.