Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Curitiba institui o Dia de São Carlo Acutis, padroeiro da internet e da juventude

- Publicidade -

Acidigital

O prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel (PSD), sancionou ontem (26) a lei que cria o Dia de São Carlo Acutis, padroeiro da internet e da juventude. A data será celebrada em 7 de setembro, dia da canonização de são Carlo Acutis, e passa a integrar o calendário oficial da capital do paranaense.

Segundo a Câmara Municipal, no Dia de São Carlo Acutis deverão ser promovidas ações educativas voltadas à segurança digital e à proteção integral da infância e da juventude, com o objetivo de “ampliar a conscientização sobre os riscos enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital”. As atividades serão feitas por órgãos públicos e entidades civis que atuem na proteção de menores.

O projeto de lei é de autoria do vereador Lórens Nogueira (PP), em coautoria com Marcos Vieira (PDT), Rafaela Lupion (PSD) e Tico Kuzma (PSD). A proposta foi aprovada em primeiro turno no dia 5 de novembro e, em segundo turno, no dia 11, recebendo unanimidade com 21 votos favoráveis.

Na votação, os autores lembraram que o adolescente é o primeiro santo millennial, termo que designa as pessoas que nasceram entre o início de 1980 e meados de 1990. A homenagem, segundo eles, pretende envolver escolas, igrejas e entidades civis em iniciativas de caráter educativo, social e espiritual.

Canonizado em 7 de setembro pelo papa Leão XIV, em missa na Praça de São Pedro, no Vaticano, Carlo Acutis ficou conhecido como o “ciberapóstolo da Eucaristia”, o “apóstolo dos millennials” e, mais recentemente, o “apóstolo da Internet”, por ter criado um site dedicado à divulgação de milagres eucarísticos. Ele costumava dizer que a Eucaristia era sua “autoestrada para o céu”.

Nascido em Londres, em 3 de maio de 1991, e criado em Milão, Acutis morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia promielocítica aguda, a forma mais agressiva da doença. Foi beatificado em 2020, em Assis, na Itália.

O milagre para a sua beatificação aconteceu em Campo Grande (MS), em 2013. Matheus Vianna, à época com três anos, ficou curado de uma anomalia grave no pâncreas depois de venerar uma relíquia de Carlo Acutis no dia 12 de outubro, na capela Nossa Senhora Aparecida, hoje santuário Nossa Senhora Aparecida e São Carlos, levado por seu avô.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Natal

Leão XIV chega a Istambul

Adeus ao Pe. Alexsandro

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.