Acidigital
Como todos os anos, Roma se prepara para celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição em 8 de dezembro. Desde o início da manhã, cidadãos, associações e comunidades religiosas se reunirão na praça Mignanelli, ao lado da praça da Espanha, para depositar flores aos pés do monumento dedicado a Nossa Senhora.
Este ano será a primeira vez que o papa Leão XIV participará da homenagem. Está previsto que ele chegue à praça da Espanha às 16h, onde será recebido pelo cardeal-vigário Baldo Reina e pelo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
O papa depositará flores aos pés da coluna da Imaculada Conceição
Depois de alguns minutos de oração diante do monumento, o papa depositará flores aos pés da coluna da Imaculada Conceição, que fica em frente à Embaixada da Espanha junto à Santa Sé, um dos monumentos marianos mais emblemáticos de Roma. O papa Francisco costumava fazer uma breve oração, mas não se sabe se o atual papa optará por uma oração silenciosa.

A estrutura de doze metros de altura foi projetada pelo arquiteto Luigi Poletti em meados do século XIX para celebrar a proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Sua presença é um ponto de referência na Praça da Espanha, onde turistas, peregrinos e romanos param para admirar sua elegância clássica e sua cuidadosa integração com o ambiente urbano.
No topo da coluna ergue-se a estátua de bronze de Nossa Senhora, obra do escultor Giuseppe Obici, que retrata a Imaculada Conceição com uma serenidade solene, segurando um lírio na mão e coroada com uma auréola de estrelas.
Fiel à tradição, os primeiros a prestar homenagem a Nossa Senhora serão os bombeiros de Roma. Às 7h, um bombeiro subirá ao topo da coluna de 12 metros com a ajuda de um caminhão com escada, onde depositará uma coroa de flores no braço da estátua da Virgem.
Os primeiros a prestar homenagem à Imaculada Conceição em Roma foram os bombeiros, em 1857
O gesto é feito em memória dos 220 colegas que iniciaram essa tradição em 1857, apenas três anos depois da proclamação do dogma.

A coluna de Nossa Senhora é um ponto de encontro anual para fiéis, paróquias, ordens religiosas, associações e centros educacionais. Às 8h30, a banda do Corpo da Gendarmaria Vaticana apresentará um hino mariano. Depois, participarão, entre outros, a paróquia de Sant’Andrea delle Fratte e o grão-mestre da Ordem de Malta, frei João Dunlap, a Legio Mariae, o Círculo San Pietro, a Fundação Don Gnocchi, a União Nacional Italiana para o Transporte de Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais (Unitalsi) e várias escolas.
As atividades também serão animadas pelos Franciscanos Conventuais da Basílica dos Doze Santos Apóstolos, nas proximidades, guardiões da mais antiga novena dedicada à Imaculada Conceição na cidade.
Desde o dia 29 de novembro, todos os dias às 17h45, há na basílica a oração do rosário e das ladainhas, seguidas pela missa às 18h30, celebrada por um cardeal. Na celebração, inclui-se a oração mariana Tota Pulchra, que em latim significa “Toda bela és” composta pelo franciscano Alessandro Borroni (1820–1896).
“Todos os anos celebramos a novena e a solenidade da Imaculada como um tempo de graça que ilumina o nosso Advento”, diz o pároco da basílica, padre Francesco Celestino, no comunicado enviado pelo vicariato de Roma.

“A espiritualidade franciscana sempre demonstrou um amor singular pela Imaculada”





