Acidigital
O papa Leão XIV recebeu hoje (9) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em audiência na residência papal de Castel Gandolfo, Itália, disse a Santa Sé.
O encontro, descrito como “cordial”, teve como foco a situação da guerra na Ucrânia e as perspectivas para as iniciativas diplomáticas em andamento.
Na conversa, o papa reafirmou “a necessidade de continuar o diálogo” e falou novamente sobre seu “desejo urgente” de que os esforços diplomáticos possam levar a “uma paz justa e duradoura”, segundo comunicado divulgado pela Santa Sé.
O encontro também abordou questões humanitárias particularmente sensíveis. Nas conversas, foi mencionada a situação dos prisioneiros de guerra e a necessidade urgente de garantir o retorno de crianças ucranianas separadas de suas famílias e deportadas ilegalmente para a Rússia.
A audiência ocorre um dia depois de Zelensky ter viajado para o Reino Unido, onde se reuniu em Downing Street com o primeiro-ministro do país, Keir Starmer. A reunião no Reino Unido também teve a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, e do primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz.
A reunião teve como foco as negociações em torno do plano de paz para a Ucrânia apresentado por Washington e os próximos passos a serem dados. A versão inicial de 28 pontos, apresentada pelo governo Trump no mês passado, propunha uma resolução para o conflito amplamente favorável a Moscou.
Essa proposta foi seguida por outra, elaborada em Genebra, Suíça, por delegações dos EUA, da Ucrânia e da Europa. Zelensky chegou a Castel Gandolfo, onde o papa costuma passar as terças-feiras em seu recesso semanal, depois de três dias de negociações em Miami, EUA, entre Steve Witkoff, enviado especial de Trump, e Rustem Umerov, negociador ucraniano.
Há uma semana, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu com Witkoff em Moscou, capital do país, sem que nenhum progresso significativo fosse alcançado.
Esse é o terceiro encontro oficial entre os dois, depois de Leão XIV ter recebido Zelensky em audiência depois da missa que marcou o início de seu pontificado em 18 de maio, e num segundo encontro em 9 de julho, em Castel Gandolfo.
Depois dessa reunião, Zelensky tem um encontro marcado com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, às 15h (horário local), como parte de uma rodada de negociações com líderes europeus sobre o processo de paz na Ucrânia.
A Ucrânia pediu a intervenção da Santa Sé logo depois da invasão russa em larga escala ao país, em fevereiro de 2022. Desde então, a Santa Sé continua sua atividade diplomática em prol da paz, mantendo canais de diálogo abertos com todas as partes envolvidas.





