Acidigital
A 10ª Marcha pela Vida contra o Aborto será no domingo (4), na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). O evento tem como lema “Salvem os Humanos” e exige o “direito à vida de todo ser humano, desde a concepção”.
“É um momento importantíssimo dentro de um mundo da cultura da morte que nós possamos dar um testemunho de que somos famílias, jovens e crianças que estamos criando a civilização do amor e desenvolvendo a cultura da vida”, diz o bispo-auxiliar emérito do Rio de Janeiro, dom Antônio Augusto Dias Duarte, em vídeo de divulgação da marcha.
A manifestação, organizada pelo Movimento da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto, está programada para começar às 14h em frente à rua Miguel Lemos (estação de metrô Cantagalo), e segue em direção ao Leme, onde terminará em frente à Praça do Lido.
Um carro de som com palco conduzirá a marcha. Sobre ele, líderes pró-vida farão seus discursos, intercalados com momentos de oração e apresentações musicais.
“Levem famílias, especialmente jovens, crianças, para demonstrar a beleza da vida”, disse dom Antônio Augusto. “Compareçam e tenham essa esperança de que não é apenas uma marcha, mas a demonstração de que a vida é um dom de Deus”.
A edição deste ano pede a aprovação do Estatuto do Nascituro e a rejeição da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 / 2017, que teve seu julgamento suspenso pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, sem nova data.
A mobilização também visa apoiar o Conselho Federal de Medicina (CFM), por causa da nota técnica contra o uso de cloreto de potássio na realização de abortos acima da 22ª semana de gestação, publicada em abril do ano passado.
Segundo o site Brasil sem Aborto, o lema “Salvem os Humanos” se refere às “campanhas ecológicas de proteção a outras espécies. Também se baseia no artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que garante que todo ser humano tem direito à vida.
“O bebê no ventre materno é um ser humano tanto nessa fase quanto nas posteriores ao nascimento”, diz o site.