Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Viva Cristo Rei: Conferência Episcopal Mexicana prepara centenário da festa

- Publicidade -

Acidigital

À medida que se aproxima o centenário da festa de Cristo Rei do Universo, instituída pelo papa Pio XI em resposta à guerra e à perseguição religiosa, a Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) vai publicar uma série de catequeses para refletir sobre o significado dessa solenidade à luz dos desafios atuais.

Os vídeos que compõem a série serão publicados todas as quintas-feiras nas redes sociais da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), de 3 de julho a 11 de dezembro, dia em que se completam 100 anos da encíclica Quas primas, do papa Pio XI, documento que instituiu a festa litúrgica de Cristo Rei.

O mundo passava pelo período entre as duas guerras mundiais.

No México, a repressão do governo à fé católica levou à Guerra dos Cristeros (1926-1929), em que numerosos fiéis se rebelaram em defesa da liberdade religiosa. Os combatentes cristãos ficaram conhecidos como cristeros porque gritavam “Viva Cristo Rei!” ao serem executados.

Uma proclamação ousada em tempos sombrios

No vídeo de apresentação, o bispo de Cuernavaca, Ramón Castro Castro, presidente da CEM, disse que Quas Primas foi “uma proclamação ousada em tempos sombrios, quando o mundo precisava lembrar que só Cristo traz a verdadeira paz”.

Ele disse que, especialmente no México, essa proclamação “encontrou eco num momento de profunda dor, o conflito da cristiada“, um período marcado “pela perseguição religiosa, pela violência, pela resistência espiritual do povo e pelo testemunho corajoso e pela santidade de muitos homens e mulheres de fé”.

O bispo Castro lamentou que, cem anos depois, o país continue enfrentando “uma realidade ferida, violência que destrói comunidades, desaparecimentos que destroem famílias e estruturas pecaminosas como o narcotráfico e a corrupção”.

O objetivo desse ciclo de catequeses é refletir sobre “o reino de Cristo como força viva que transforma a história por meio do amor, da verdade, da justiça e da paz”.

O bispo também falou sobre o significado do lema “Venha o Teu Reino”, porque Cristo “não reina pelo poder humano, mas pela cruz”, e pediu a todos os católicos que “renovemos nossa fé, fortaleçamos nossa esperança e caminhemos juntos como uma Igreja que escuta, reza e age”.

“Abramos os nossos corações e, nestes momentos de provação, gritemos com fé, como a história dessas pessoas em peregrinação no México: Viva Cristo Rei e Santa Maria de Guadalupe!”, concluiu Castro.

O primeiro vídeo da série catequética, sobre justiça e esperança para as famílias mexicanas, já está disponível no canal oficial do YouTube da CEM.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Orações à Virgem do Carmo

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.