Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Férias são um tempo para desacelerar e encontrar Jesus, diz Leão XIV

- Publicidade -

Acidigital

“A indústria das férias quer vender-nos todo o tipo de experiências, mas talvez não o que procuramos”, disse o papa Leão XIV antes de rezar a oração do Ângelus na Praça da Liberdade, em Castel Gandolfo. “Com efeito, todo o encontro verdadeiro é gratuito e não se compra: seja o encontro com Deus, seja o encontro com os outros, seja o encontro com a natureza”, disse

O papa exortou a “aprender mais sobre a arte da hospitalidade”. “É preciso simplesmente fazer-se hóspede: dar espaço e também pedi-lo; acolher e deixar-se acolher. Temos muito para receber e não apenas para dar”.

Ele comentou as passagens bíblicas da hospitalidade de Abraão (Gênesis 18,1-10) e do encontro de Jesus com Marta e Maria (Lucas 10,38-42), e convidou os fiéis a aproveitarem o verão para cultivar uma atitude mais contemplativa, semelhante à de Maria: “O tempo de verão pode ajudar-nos a abrandar e a tornarmo-nos mais parecidos com Maria do que com Marta. Por vezes, não nos damos a nós mesmos a melhor parte”.

O papa elogiou a beleza do termo “hóspede”, que em italiano significa tanto aquele que acolhe quanto aquele que é acolhido, e propôs contemplar a reciprocidade dessa dinâmica: “podemos contemplar este jogo de acolhimento recíproco, sem o qual a nossa vida empobrece”, disse.

Leão XIV também disse que “é preciso humildade tanto para hospedar como para ser hospedado. É necessário delicadeza, atenção, abertura”.

Marta “está tão preocupada com o que tem de fazer para acolher Jesus, que se arrisca a estragar um momento inesquecível de encontro”, disse o papa. “Deus chama-a a algo mais bonito do que a própria generosidade: Ele chama-a a sair de si mesma”.

 “Oremos a Maria Santíssima, a Mãe do acolhimento, que hospedou o Senhor no seu seio e, juntamente com José, lhe deu uma casa. Nela brilha a nossa vocação, a vocação da Igreja a permanecer uma casa aberta a todos, para continuar a acolher o seu Senhor, que pede licença para entrar”, concluiu.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Orações à Virgem do Carmo

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.