Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

O que significa ser doutor da Igreja

- Publicidade -

A Santa Sé anunciou ontem (31) que são João Henrique Newman é o novo doutor da Igreja. O santo inglês do século XIX — ex-padre anglicano que se converteu ao catolicismo — se juntará a outros 37 santos que receberam a mesma honra.

Nascido em Londres e batizado na Igreja da Inglaterra em 1801, Newman era um padre, teólogo e escritor anglicano popular e respeitado entre seus pares antes de sua conversão ao catolicismo em 1845. Ele foi ordenado padre católico em 1847 e depois feito cardeal pelo papa Leão XIII em 1879.

Como católico, Newman aprofundou e contribuiu para a doutrina da Igreja, graças ao seu amplo conhecimento de teologia e à sua profunda compreensão dos tempos modernos. Sua obra tem 40 livros e cerca de 20 mil cartas.

Ele morreu em Edgbaston, Inglaterra, em 1890. Foi beatificado pelo papa Bento XVI em 19 de setembro de 2010 e canonizado pelo papa Francisco em 13 de outubro de 2019.

O que é um doutor da Igreja

O título “doutor da Igreja” reconhece homens e mulheres canonizados que tinham conhecimento profundo, foram professores excelentes e contribuíram significativamente para a teologia da Igreja.

Tradicionalmente, o título foi concedido com base em três requisitos: a santidade manifesta de um candidato, confirmada por sua canonização como santo; a eminência da pessoa na doutrina, demonstrada pelo legado de um conjunto de ensinamentos que fizeram contribuições significativas e duradouras à vida da Igreja; e uma declaração formal da Igreja, geralmente feita por um papa.

Ser doutor significa que o santo contribuiu para a formulação da doutrina cristã em pelo menos uma área significativa e esse ensinamento teve impacto em gerações posteriores, ainda que o ensinamento não seja infalível.

O mais recente santo a ser nomeado doutor da Igreja foi santo Irineu de Lyon, com o título de doctor unitatis (doutor da unidade), em 2022. O papa Francisco já havia nomeado doutor da Igreja em 2015 são Gregório de Narek, um padre armênio, monge, místico e poeta do século X.

Outros santos notáveis que são doutores da Igreja são: santa Teresa de Ávila, santo Agostinho, santo Ambrósio, santa Catarina de Sena, santo Tomás de Aquino, santa Teresa de Lisieux, santo Antônio de Pádua, são Francisco de Sales, entre outros.

A Santa Sé ainda não confirmou a data da proclamação formal de são João Henrique Newman como doutor da Igreja.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.