Acidigital
O tenor italiano Andrea Bocelli e o compositor americano Pharrell Williams vão dirigir um show de astros pop como John Legend, Teddy Swims, Jelly Roll, Karol G, BamBam e Angélique Kidjo na praça de São Pedro, no Vaticano, no mês que vem.
O concerto de 13 de setembro, gratuito e aberto ao público, também terá um show de luzes com drones e palestras sobre temas como paz, justiça, alimentação, liberdade e humanidade.
Chamado Graça para o Mundo, o show encerrará a terceira edição do Encontro Mundial sobre Fraternidade Humana, organizado pela Fundação Fratelli Tutti e pela basílica de São Pedro, e será precedido por mesas redondas sobre questões sociais em Roma e na Cidade do Vaticano, em 12 e 13 de setembro.
O papa Francisco criou a Fundação Fratelli Tutti no fim de 2021. O nome vem da encíclica de Francisco, de 2020, sobre fraternidade e amizade social, que retomou temas do Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum, assinado em Abu Dhabi em 2019 com o xeque Ahmed el-Tayeb, grande imã de Al-Azhar, principal mesquita sunita do mundo, no Egito. Os sunitas são a seita majoritária do mundo muçulmano, abrangendo quase 90% do total de muçulmanos do mundo.
O evento final do Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana 2025 tem como objetivo “comunicar ao mundo inteiro, com um abraço simbólico, a alegria do amor fraterno”, disse o cardeal Mauro Gambetti, presidente da Fundação Fratelli Tutti e arcipreste da basílica de São Pedro, numa entrevista coletiva em 29 de agosto.
Gambetti disse que os organizadores tentaram “ampliar nosso escopo internacional” com a escolha dos artistas musicais.
Na entrevista coletiva, o cardeal disse que Karol G — uma artista colombiana de reggaeton e pop urbano vencedora do prêmio Grammy — foi convidada a participar por ser latino-americana e “porque está envolvida num importante trabalho social” com mulheres e crianças. “Pareceu relevante para o tema que estamos tentando abordar”, disse Gambetti.
Artistas famosos dos EUA também subirão ao palco em frente à basílica do Vaticano: o rapper Jelly Roll e os cantores e compositores John Legend, Teddy Swims e Pharrell Williams.
O rapper tailandês BamBam, que também é membro da boy band sul-coreana Got7, se apresentará, assim como Angélique Kidjo, cantora, atriz e ativista franco-beninense. O show também terá a participação do coral da diocese de Roma e do coral gospel Voices of Fire.
Andrea Bocelli, que já se apresentou na praça de São Pedro em outras ocasiões, disse numa mensagem de vídeo em 29 de agosto que sua participação no concerto é “uma grande honra”.
“Espero sinceramente que ele consiga realmente espalhar, no coração de todos, um sentimento de fraternidade e grande humanidade, tão necessário”, disse também o cantor mundialmente famoso.
O Encontro Mundial sobre Fraternidade Humana 2025 começará com um encontro com o papa Leão XIV em 12 de setembro. O programa se concentrará em mesas redondas sobre tópicos como inteligência artificial, educação, economia, literatura, crianças, saúde e meio ambiente.
O dia 13 de setembro terá uma assembleia sobre o tema O que significa ser humano hoje e uma visita à basílica de São Pedro e à porta santa do Jubileu da Esperança.
“Enquanto o mundo sofre com guerras, solidão e até mesmo com uma nova pobreza, decidimos parar e nos perguntar o que significa ser humano hoje”, disse o padre Francesco Occhetta, SJ, secretário-geral da Fundação Fratelli Tutti, em 29 de agosto. “Não é uma pergunta fácil, parece até um pouco ingênua, mas é a única que pode nos salvar se a fizermos juntos”.