Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Brasileiros celebram a canonização de Carlo Acutis com vigílias

- Publicidade -

Acidigital

Paróquias em todo o Brasil se preparam para celebrar a canonização de Carlo Acutis com vigílias de oração e eventos. A devoção ao futuro santo é grande no Brasil, país onde aconteceu o milagre que levou à sua beatificação em 2020.

Carlo Acutis será canonizado pelo papa Leão XIV no domingo (7), no Vaticano. Na mesma cerimônia também será canonizado o beato Pier Giorgio Frassatti.

O futuro santo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Reino Unido, de pais italianos, e cresceu em Milão, Itália. Tinha grande amor pela Eucaristia e muito conhecimento em informática. Aplicou este conhecimento para evangelizar. Pesquisou e visitou lugares onde aconteceram milagres eucarísticos e aparições marianas e criou um site com essas informações. Por isso, passou a ser chamado “ciberapóstolo da Eucaristia”, “apóstolo dos millennials” e “apóstolo da Internet”.

Morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, de leucemia. Ao ficar sabendo de sua doença, ofereceu seu sofrimento pela Igreja e pelo papa.

O milagre de sua beatificação aconteceu em Campo Grande (MS), em 2013: a cura do menino Matheus Vianna, com três anos à época, que sofria de pâncreas anular, anomalia grave que não permitia que ele se alimentasse normalmente e fazia com que tivesse vômitos constantes.

A cura foi confirmada, documentada e enviada para a Santa Sé, que reconheceu como um milagre por intercessão de Carlo Acutis, levando à sua beatificação em 10 de outubro de 2020.

Desde então, a devoção a Acutis cresce no Brasil. “Isso é bastante interessante, porque nós temos aí um santo dos nossos tempos, que toca profundamente a vida da nossa nação, o primeiro milagre realizado para a beatificação aconteceu aqui no Brasil”, disse à ACI Digital o reitor do santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba (PR), padre Nilson Helmann. “Isso aproximou a nação brasileira a este menino, que acaba nos lembrando da importância da santidade na vida cotidiana”, acrescentou.

No santuário Santa Rita de Cássia, vai acontecer a  “Madrugada com Carlo”, a partir das 22h de sábado.

Segundo o padre Nilson, a devoção ao futuro santo começou a se propagar no santuário no ano passado, depois de uma visita do padre Fábio Vieira, de Corumbá (MS), um dos propagadores da devoção a Carlo no Brasil. Na ocasião, o padre Fábio levou uma relíquia de Carlo “e a comunidade aderiu muito bem a essa presença”, disse padre Nilson.

Depois dessa visita, o santuário começou com o padre Fábio articular para conseguir uma relíquia de Carlo Acutis. “Conseguimos uma relíquia de primeiro grau, que foi introduzida aqui no nosso santuário faz três meses”, disse o reitor. São dois fios de cabeço de Carlo. Além dessa relíquia, o santuário tem outras duas: “uma de segundo grau, que é um pedaço de uma vestimenta, e uma relíquia de terceiro grau, que é uma pétala de rosa, de uma roseira que estava plantada em cima do seu túmulo”.

O santuário também passou a celebrar mensalmente uma missa devocional a Carlo Acutis e, “agora, às vésperas da canonização”, foi proposta a vigília. “Em um primeiro momento, pensávamos em 100 jovens, que é mais ou menos o que temos de jovens dedicados aqui na paróquia, mas o número chegou a 200” inscritos, contou o reitor.

O evento começará com a missa e, durante a madrugada contará com oração do terço, espiritualidade, louvor e adoração.

“Nossa proposta com a ‘Madrugada com Carlo’ é justamente isso: no primeiro momento, claro, acompanhar e preparar os jovens neste momento de canonização, mas também, com este encontro, fazer com que eles compreendam que a santidade é possível e pode ser alcançada por todos, inclusive por eles, jovens do nosso tempo”, disse o padre.

Por isso, o evento também terá oficinas temáticas para “falar de outros santos”: Milagres de amor / Milagres Eucarísticos; Por Ti Jesus, florescer na dor – Chiara Luce; Montanhas de Santidade – Pier Giorgio Frassati; Na voz do coração: pequenas maravilhas – Santa Teresinha; Do céu à Terra: Mãe que vem ao nosso encontro – Aparições de Nossa Senhora; Buscai as coisas do alto – Padre Léo.

Em seguida, os jovens assistirão à transmissão ao vivo da canonização. Depois da cerimônia, receberão a bênção com a relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis.

No domingo, também haverá bênção com a relíquia de Carlo Acutis em todas as missas, nos horários de 8h, 10h, 17h e 19h.

Em Petrópolis (RJ), o grupo de oração “Peregrinos do Amor”, da paróquia Santa Rita de Cássia, também vai fazer uma vigília. Será “aberta a todos, em comunhão com a Santa Igreja uma vez que consideramos uma graça muito grande acompanharmos esse processo”, disse a coordenadora do grupo, Simone de Oliveira Heinen da Silveira, 53 anos.

Simone contou à ACI Digital que o “desejo de conhecer” Carlo Acutis veio “através do testemunho” de sua filha, Luiza Helena Heinen da Silveira, 23 anos, que foi para a Jornada Mundial da Juventude em 2023, em Lisboa, Portugal, e “depois visitou o túmulo de Carlo Acutis”, em Assis, Itália.

“Ao partilhar a experiência, ela encantada em ver que o menino tinha um tênis igual ao do seu irmão, isso nos chamou muito atenção e, desde então, surgiu um encantamento, pois através do seu testemunho, nos impulsiona a buscar a santidade e perceber que é para todos nós, que os exemplos arrastam, que esse menino de apenas 15 anos, vem transformando nossas vidas”, disse. “Assim, fomos nos aproximando e multiplicando com os amigos do grupo de oração várias maravilhas”.

Para Simone, “são muitos” os exemplos que Carlo Acutis transmite. “Mas, o principal que vem ao meu coração é compreender e experimentar que a Eucaristia é a porta de entrada para o céu”, disse.

A vigília na paróquia Santa Rita vai começar às 22h de sábado (6) e terá adoração ao Santíssimo Sacramento, pregação e louvor. Às 5h, todos vão acompanhar a transmissão ao vivo da canonização em um telão.

Também na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Bento do Sul (SC), haverá uma vigília com veneração de uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis, fios de seu cabelo. O evento acontecerá no auditório da igreja matriz, no bairro Oxford, a partir de meia-noite. Haverá pregação, animação, adoração. Depois da transmissão da canonização às 5h, o evento terminará com a missa na igreja matriz às 8h.

Em Curvelo (MG), haverá uma vigília da juventude na paróquia santo Antônio. O evento começará às 21h30 de sábado e terminará no domingo com a missa às 10h, na qual haverá a entronização de um quadro de Carlo Acutis.

Em Garanhuns (PE), a vigília será promovida pelo Colégio Mons. Adelmar, onde há o grupo de jovens “Geração Carlo Acutis”. A “Vigília Jovem com Carlo Acutis, corações ardentes pés a caminho”, acontecerá no colégio, a partir das 20h de sábado. A programação contará com missa, pregação, animação, testemunho, adoração, luau e a transmissão da canonização.

Em Brasília (DF), a canonização de Carlo Acutis será celebrada no domingo, na basílica santuário São Francisco de Assis, na Asa Norte, no evento “Jovens a Caminho da Basílica – Uma Caminhada de Fé”, das 7h às 17h.

Durante o evento, será exposta uma relíquia de primeiro grau de Carlo e os participantes poderão vivenciar experiências inspiradas no chamado “kit santidade” criado pelo futuro santo. Este circuito contará com cinco espaços rotativos, estimulando a vivência de: leitura da bíblia, confissão, ajudar ao próximo, Eucaristia e terço.

Programações especiais também celebram a canonização de Carlo Acutis na capela do milagre, em Campo Grande, e na primeira paróquia dedicada ao futuro santo no Brasil, a paróquia universitária Beato Carlo Acutis, no campus do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em São Paulo (SP).

O reitor do santuário Santa Rita, em Curitiba, padre Nilson Helmann destacou o papel que, além das vigílias e eventos que acontecerão por todo o Brasil, há também “os que vão acompanhar a canonização das suas próprias residências”. “Nós temos toda essa movimentação em conjunto, com grupos e comunidades de jovens, mas sabemos que muita, muita gente vai acompanhar também em casa, com seus parentes, familiares, vão levantar cedo para ter essa graça também”, concluiu.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Revista Elo – Setembro 2025

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.