Acidigital
O papa Leão XIV enviou uma mensagem aos organizadores e participantes do 12º Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião, realizado em Roma, sob o título As Linguagens da Criação: A Hermenêutica Científica, Filosófica e Teológica do “Livro da Natureza” como Caminho de Esperança.
No início do texto, assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, o papa citou Santo Agostinho para exortar os congressistas a “buscar caminhos que permitam ao ser humano transcender tudo o que pode ser medido, contemplar a Medida sem medida, ir além de tudo o que pode ser numerado, contemplar o Número sem número, transcender tudo o que pode ser pesado, contemplar o Peso sem peso”.
Ele disse também que, “mesmo sem proferir palavras”, a obra de Deus “proclamará a glória de seu Criador”. E disse: “O homem poderá ouvir sua mensagem de esperança não só no esplendor dos dias brilhantes de sua vida, mas também nas noites de angústia e tribulação inerentes à condição humana”.
Por fim, Leão XIV disse-lhes que é solidário em oração para que o Senhor “sustente o trabalho deles com Sua graça”.
O Pontifício Ateneu Regina Apostolorum (APRA, na sigla em italiano) sedia essa conferência que começou ontem (10) e termina amanhã (12). Ela se apresenta como um “espaço de reflexão interdisciplinar entre ciências naturais, filosofia e teologia sobre o rico simbolismo do Livro da Natureza e sua relevância na busca de significado e esperança”.
Segundo seu site, ele é organizado em colaboração com a Fundação para o Diálogo entre Ciência e Religião (DeCyR), o Movimento Laudato Si’ – Capítulo Argentina e a Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla (UPAEP).
Entre os 12 palestrantes estão Rafael Martínez, da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, que dará uma palestra sobre Cosmologia, Evolução e Criação; Ricard Casadesús, da Universidade de Barcelona, Espanha, que fará uma apresentação intitulada Em que ponto do processo evolutivo o Homo Religiosus poderia emergir: um ser com uma alma suscetível à salvação?; e David Brown, SJ, do Observatório do Vaticano, que falará sobre A linguagem da ciência e a tapeçaria do livro da natureza de Deus.