Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Coreanos querem que Carlo Acutis seja proclamado patrono da JMJ Seul 2027

- Publicidade -

Acidigital

O bispo-auxiliar de Seul, Paul Kyung Sang Lee, disse que os jovens coreanos querem que são Carlo Acutis seja proclamado patrono da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027.

O bispo, responsável pelo Comitê Organizador da JMJ Seul 2027, disse à agência vaticana Fides que “Carlo Acutis já é uma referência e uma fonte de inspiração para os jovens coreanos”.

“Ele é muito conhecido e, também em vista da Jornada Mundial da Juventude em Seul, em 2027, continuaremos a apresentá-lo como um exemplo contemporâneo de santidade, especialmente porque viveu a evangelização no mundo digital. Os jovens coreanos esperam que ele seja proclamado padroeiro da JMJ”, disse.

O bispo informou que os mais de mil jovens coreanos que participaram do Jubileu da Juventude em Roma “visitaram o Santuário da Despojamento em Assis, onde repousa o corpo de Acutis”.

Segundo o bispo, a cerimônia de canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, ocorrida em 7 de setembro no Vaticano, “foi transmitida por canais católicos coreanos e acompanhada por um grande público”

“Lembramos que a família do santo nos doou uma relíquia de Acutis, que agora está guardada na capela do prédio onde está o Comitê Organizador da JMJ de Seul. Nossos jovens vêm frequentemente à capela para pedir sua intercessão. Eles o sentem como um deles; é um santo millenial”, continuou.

O bispo Paul Kyung Sang Lee também disse que uma escultura do santo foi instalada no pátio da sede do veículo de comunicação da conferência episcopal sul-Coreana, a CPBC Catholic Peace Broadcasting and Peace Newspaper, em Jeodong, Seul.

“A presença de Acutis ali nos lembra a todos que os meios de comunicação podem ser canais para difundir o Evangelho”, disse.

O presidente do Comitê da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Coreana, o bispo Kim Jong-gang, disse que “para os nossos jovens, nascidos e criados em um ambiente digital, a canonização de Carlo traz grande esperança e um senso de desafio”, pois lhes diz que “inclusive na adolescência, é possível colocar Deus em primeiro lugar e crescer no caminho espiritual por meio da oração e dos sacramentos”.

Segundo o bispo, são Carlo Acutis é “uma figura missionária adaptada à era digital” que “exorta os jovens coreanos a usarem suas habilidades digitais como ferramentas de evangelização”.

Ele contou que várias dioceses sul-coreanas estão organizando encontros catequéticos e de estudo para conhecer a vida e o testemunho de fé do santo italiano.

A JMJ Seul 2027 acontecerá de 3 a 8 de agosto de 2027, com o lema “Coragem, eu venci o mundo”.

A Coreia do Sul será o segundo país asiático a sediar uma Jornada Mundial da Juventude. O primeiro foi Filipinas, em 1995, com o evento realizado na capital, Manila.

Segundo um relatório de 2023 da Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), 11,3% dos mais de 51 milhões de sul-coreanos são católicos.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.