Acidigital
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai visitar Juazeiro do Norte (CE), depois de 72 anos da primeira vez que esteve na cidade. A peregrinação se insere na Jornada Mariana Diocesana e passará também pelos municípios de Barbalha, Assaré e Crato, onde estará na inauguração da maior estátua do mundo de Nossa Senhora de Fátima.
A programação da visita da imagem peregrina a Juazeiro do Norte foi apresentada ontem (3) em entrevista coletiva feta pela prefeitura local e representantes da Igreja e, segundo a prefeitura, inclui visitas a paróquias, hospitais, presídios e instituições sociais da cidade e da região do Cariri.
“É um momento importante para aquilo que Juazeiro representa e simboliza no cenário do Nordeste. E é um momento também importante de renovação da fé, é um momento que as pessoas reanimam o seu compromisso a partir dessa visita”, disse ao site Miséria o vigário-geral da diocese de Crato, padre José Adelino Martins Dantas.
A imagem peregrina chegará ao aeroporto de Juazeiro do Norte no dia 10 de novembro, às 15h, vinda de Portugal. Às 16h, será recepcionada na paróquia de São Cristóvão, onde será rezado o terço. Às 17h, acontecerá o traslado em carro aberto para a paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, onde será rezado o ângelus. Em seguida, haverá uma procissão luminosa até a basílica de Nossa Senhora das Dores, onde será rezada missa às 19h, com abertura da Jornada Mariana Diocesana.
Para a procissão, o reitor da basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva, convidou os fiéis a irem vestidos de branco e levarem uma vela.
No dia 11 de novembro, a imagem deixará Juazeiro do Norte e irá em carro aberto para Barbalha, onde fará visita aos hospitais.
A cidade de Juazeiro se prepara para a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Uma das medidas é a restauração do Arco de Nossa Senhora de Fátima, conhecido como Arco dos Salesianos. O monumento foi erguido por ocasião da primeira visita da imagem peregrina em 1953 e, desde 2022, é reconhecido como patrimônio histórico material da cidade.
“Nós estamos reformando aquele arco para que ele esteja à altura, simbolizando aquela primeira passagem”, disse o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos).
Maior estátua do mundo de Nossa Senhora de Fátima
Além de Juazeiro do Norte, Barbalha e Assaré, a imagem peregrina passará por Crato, onde acontecerá o principal momento dessa peregrinação, a inauguração da maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo, em 13 de novembro. A expectativa é que participem cerca de 35 mil fiéis de diferentes cidades do Ceará e de outros estados.
A imagem tem 54 metros de altura e foi criada pelo artista Ranilson Viana. É inspirada na réplica da imagem peregrina que está na catedral de Nossa Senhora da Penha e foi produzida pelo escultor português Guilherme Ferreira Thedim.
A programação da inauguração da estátua de Nossa Senhora de Fátima em Crato vai começar com acolhida das caravanas dos romeiros às 17h. Às 18h, será rezado o terço na réplica da capela das aparições e translado da imagem peregrina para o altar. Às 19h, o bispo de Crato, dom Magnus Henrique Lopes, vai celebrar missa solene com benção apostólica e concessão de indulgência plenária a todos aqueles que participarem da peregrinação. Em seguida, haverá show com irmã Kely Patrícia e padre Fábio de Melo.





