Acidigital
O papa Leão XIV vai encerrar a 81ª assembleia geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que vai de 17 a 20 de novembro em Assis.
O encontro com os membros da CEI será em 20 de novembro às 9h30, na basílica de Santa Maria dos Anjos. A imprensa não estará presente, segundo a CEI.
A assembleia será aberta às 16h de 17 de novembro, com uma introdução do arcebispo de Bolonha, cardeal Matteo Zuppi, presidente da CEI, que vai centrar a reflexão dele na conclusão do caminho sinodal da Igreja na Itália.
“Depois da aprovação do documento de síntese pela terceira assembleia sinodal, a assembleia geral é convocada para discutir as prioridades, deliberações e notas extraídas do texto votado”, diz a Conferência Episcopal Italiana. “Com base nas questões levantadas, as perspectivas pastorais para os próximos anos serão delineadas e debatidas na próxima assembleia geral, em maio do ano que vem”.
Em 18 de novembro, depois da saudação do presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, Thibault Verny, os trabalhos continuarão nos grupos de estudo.
Na assembleia, estão previstos dois momentos significativos: vésperas e oração pelas vítimas de abuso sexual, celebradas pelo arcebispo de Perugia-Città della Pieve, Ivan Maffeis, e bispo delegado do serviço regional para a proteção de menores e pessoas vulneráveis da Conferência Episcopal da Úmbria, agendadas para 18 de novembro, às 19h15, na basílica de Santa Maria dos Anjos.
O segundo momento é a celebração das vésperas e a oração pela paz com um apelo do cardeal Zuppi, em 19 de novembro, às 19h, na basílica inferior de São Francisco de Assis.
Às 17h30 de 19 de novembro, no hotel Domus Pacis, próximo à basílica de Santa Maria dos Anjos, o cardeal Zuppi vai se reunir com jornalistas.





