Acidigital
O papa Leão XIV desembarcou em Ancara, Turquia, às 12h30 no horário local de hoje (27), dando início à sua primeira viagem internacional. Ele foi recebido na pista do aeroporto por um ministro turco e por duas crianças em trajes tradicionais que deram flores a ele no aeroporto internacional de Ancara-Esenboğa.
Depois da apresentação das delegações e a saudação da Guarda de Honra, o papa teve uma breve reunião com o ministro na Casa de Hóspedes do Estado.
Como de costume, no voo de cerca de três horas, Leão XIV caminhou pelo corredor do avião para cumprimentar pessoalmente os jornalistas credenciados. Entre eles estava Elias Turk, jornalista libanês e correspondente da ACI MENA, agência em árabe do grupo EWTN, com quem teve uma breve conversa pessoal.
Turk disse ao papa que viveu parte da escalada do conflito entre o grupo radical islâmico Hezbollah e Israel no ano passado e ficou preso no Líbano nos combates. “Passei por uma experiência traumática com meus sobrinhos na guerra”, disse o jornalista. “Tivemos que correr e nos esconder dentro de uma casa depois de estarmos num jardim. Ouvimos aviões de combate sobrevoando e, em seguida, fortes explosões”. Leão XIV ouviu o testemunho com atenção.
O jornalista, que é padrinho de um de seus sobrinhos, pediu ao papa que abençoasse dois terços para entregar às crianças — uma de três anos e outra de um ano e meio — para que pudessem rezar pela paz. Ele também levava um terceiro terço para uma menina polonesa de dois anos que tem sido internada repetidamente.
Conversas informais no voo
O papa trocou breves palavras com outros jornalistas. Sobre o saldo financeiro positivo da Santa Sé, que depois de anos de déficit, fechou com um superávit de € 1,6 milhão (cerca de R$ 9,8 milhões), ele simplesmente disse que “é uma coisa boa”. A outro jornalista, Leão XIV disse querer viajar a Turim, Itália, para ver o Sudário de Turim.
Ele recebeu um taco de beisebol do time Chicago White Sox, que aceitou com um sorriso. No avião para Ancara, o papa também recebeu várias tortas por ocasião do Dia de Ação de Graças nos EUA, celebrado hoje (27).
Quando perguntaram ao papa se ele já tinha estado na Turquia ou no Líbano, ele respondeu simplesmente: “É a minha primeira vez”. E quando perguntaram a Leão XIV se viajaria para a Argélia, ele disse: “Espero que sim”. No entanto, quando alguém tentou perguntar ao papa o que esperava da sua próxima reunião com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, ele interrompeu a pergunta com humor: “Não respondo a essas perguntas”.





