Acidigital
“Não me esquecerei de ti” (cf. Is 49,15) é o tema escolhido pelo papa Leão XIV para o VI Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que este ano será no domingo, 26 de julho.
Segundo um comunicado divulgado hoje (10) pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o versículo escolhido pelo papa “visa sublinhar como o amor de Deus por cada pessoa nunca falha, nem mesmo na fragilidade da velhice”.
Extraído do livro do profeta Isaías, o texto também pretende “ser uma mensagem de conforto e esperança para todos os avós e idosos”, especialmente para aqueles que vivem na solidão ou se sentem esquecidos.
O dicastério da Santa Sé diz que esse é também um convite dirigido às famílias e comunidades eclesiais, para que não se esqueçam dos idosos e reconheçam neles “uma presença valiosa e uma bênção”.
O Dia Mundial dos Avós foi instituído pelo papa Francisco em 2021 e é celebrado todo quarto domingo de julho. É uma oportunidade para mostrar aos idosos a proximidade da Igreja e reconhecer suas contribuições para as famílias e comunidades.
Este ano, a data coincide com a festa de são Joaquim e santa Ana, no domingo, 26 de julho, e o papa exorta a todos a celebrar o dia com uma liturgia eucarística na catedral de cada diocese.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também exorta as Igrejas e comunidades eclesiais em todo o mundo a encontrarem maneiras de valorizar o Dia Mundial dos Avós em seu próprio contexto local.
O papa Leão XIV celebrou o seu primeiro Dia Mundial dos Avós no ano passado, em julho, ocasião em que exortou os fiéis a participarem na “revolução” dos cuidados aos idosos.





