Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Dom Redovino: ‘Tal pai, tal filho!’

- Publicidade -

Tal pai, tal filho!

Por Dom Redovino Rizzardo

O título exprime um provérbio muito em voga na antiguidade. Será ele válido ainda hoje? Ao leitor, a decisão! Para ajudá-lo na resposta, começo com dois fatos, assim como foram trazidos pelos meios de comunicação social.

O primeiro é de São Paulo: «O filho do comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, foi preso na madrugado do sábado, dia 12 de novembro, acusado de agressão contra uma garota de programa, na Rua Jovita, em Santana, na zona norte de São Paulo. Segundo a assessoria da Polícia Militar, ao ser procurado, o comandante-geral disse que seu filho é maior de idade e deve responder por seus atos como um cidadão comum, e que a lei deve ser cumprida».

O segundo aconteceu em Campo Grande: «Após a vítima de furto, Lindalva Cardoso de Andrade, registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário, no dia 1° de janeiro, dizendo que foram levados de sua residência dois notebooks e vários eletrônicos, homens do Batalhão da Polícia Militar saíram na manhã de ontem, por volta das 7h30, para verificar o crime. Porém, antes mesmo de prender o bandido, a mãe dele reconheceu a vítima de furto e entrou em contato com a polícia, afirmando que os objetos estavam em sua casa. Próximo ao posto Caravagio, a guarnição prendeu Fábio de Andrade Marques, que confessou o crime e levou os militares até a residência de sua mãe».

Na opinião dos leitores que, em grande número, deixaram seus comentários na internet, o pai e a mãe estão de parabéns. Cito apenas as apreciações de duas mulheres de Campo Grande: «Coragem e honradez dessa mãe! É preferível que o bandido vá preso a vê-lo, amanhã, morto. Bandido prolifera porque os pais fingem que não sabem de nada e muitos até se aproveitam dos roubos. Pais, denunciem! Assim vocês estarão ajudando seus filhos a trilharem o caminho do bem!». «Se todas as mães vissem seus filhos como algumas os veem, provavelmente estaríamos ajudando mais a eles! Infelizmente, não somos todas que temos essa capacidade de amar com o desprendimento que muitas têm!».

De minha parte, só posso agradecer a Deus pela multidão de pais que assumem sua missão com coragem e generosidade. Como todos, eu também sei das dificuldades enfrentadas por eles para manter a família unida e educar os filhos. Por isso, ofereço a eles e aos jovens alguns tópicos da mensagem preparada por Bento XVI para o dia mundial da paz, celebrado no dia 1º de janeiro de 2012 – mensagem que é sempre atual.

«A educação é a aventura mais fascinante e difícil da vida. Educar – na sua etimologia latina “educere” – significa conduzir para fora de si mesmo ao encontro da realidade, rumo a uma plenitude que faz crescer a pessoa. Este processo alimenta-se do encontro de duas liberdades: a do adulto e a do jovem. Isto exige a responsabilidade do discípulo, que deve estar disponível para se deixar guiar no conhecimento da realidade, e a do educador, que deve estar disposto a dar-se a si mesmo. Mas, para isso, não bastam meros dispensadores de regras e informações; precisa-se de testemunhas autênticas, ou seja, de testemunhas que saibam ver mais longe do que os outros, porque a sua vida abraça espaços mais amplos. A testemunha é alguém que vive por primeiro o caminho que propõe.

Caros jovens, vocês são um dom precioso para a sociedade. Diante das dificuldades, não se deixem tomar pelo desânimo ou pelas falsas soluções que frequentemente se apresentam como o caminho mais fácil para superar os problemas. Não tenham medo de se empenhar, de enfrentar fadigas e sacrifícios, de optar por caminhos que requerem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Saibam que vocês podem servir de exemplo e estímulo para os adultos, e tanto mais o serão quanto mais se esforçarem por superar as injustiças e a corrupção, quanto mais desejarem um futuro melhor e se comprometerem a construí-lo. Cientes de suas potencialidades, não se fechem em si próprios, mas trabalhem por um futuro mais luminoso para todos. Nunca se sintam sozinhos! A Igreja confia em vocês, acompanha-os, encoraja-os e deseja oferecer-lhes o que tem de mais precioso: a possibilidade de levantar os olhos para Deus e de encontrar Jesus Cristo – ele que é a justiça e a paz».

Dom Redovino Rizzardo, sc
Bispo da Diocese de Dourados

Dom Redovino: 'Tal pai, tal filho!'

Dom Redovino: 'Tal pai, tal filho!'

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.