Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Fraternidade e superação da violência

- Publicidade -

01/03/2018 0h

Fraternidade e superação da violência

Artigo de nosso bispo diocesano, publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de março de 2018

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus. Neste mês de março, quero refletir com vocês sobre a Campanha da Fraternidade deste ano de 2018, a qual tem como Tema: FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA! E o Lema: Vós sois todos irmãos, (Mt. 23,8)! Nossa reflexão está embasada no texto base CF/18.

Vejamos: “A Quaresma nos provoca e convoca à conversão, mudança de vida: cultivar o caminho do seguimento de Jesus Cristo. Os exercícios do cultivo que a Igreja nos propõe, no tempo da Quaresma, são aqueles que abrem nossa pessoa à graça do encontro: Jejum, Oração e Esmola”.

Jejum: “Esvaziamento, expropriação, libertação e não privação”. Tudo para que sejamos um só em Cristo, (Gl.3,28) e Cristo seja formado em nós, (Gl.4,19). O jejum abre nossa pessoa para a receptividade, para a liberdade da vida em Cristo.

Esmola: “Vida, fé partilhada”. A esmola nasce da alegria de ter encontrado o tesouro escondido, a pérola preciosa, (Mt.13,44-46). O amor, a misericórdia busca o outro. Tem necessidade de partilha e nos aproxima da irmandade.

Oração: “Tocados pelo dom do anúncio, apercebidos da valiosa experiência do cuidado amoroso e misericordioso de Deus em Jesus Cristo, necessitamos de palavras e silêncio para agradecer e suplicar”. São nesses momentos que conseguiremos entender o grande tesouro: o de sermos todos irmãos. No coração da pessoa que reza, jejua, dá esmola, agradece e suplica, não há espaço para cultivar a violência. O próprio Jesus se encarregada de curar com sua Palavra.

Assim, vamos entendendo que recebemos o dom da fé. E que seguir Jesus, é viver de Sua Palavra, que é Vida. Também vamos entendendo o que é ser seguidores de Jesus. E se somos, homens e mulheres, seguidores de Jesus, somos pessoas que renasceram em Cristo. Dele recebemos a Boa Notícia de que somos filhos e filhas de Deus. E se somos filhos, logo somos todos irmãos, (Mt.23,8). Nascer, renascer em Cristo, maturar n’Ele; chegar à plenitude como Ele! Somos seus discípulos, aprendizes. Uma vida inteira com os olhos fixos em Jesus, (Hb.12,2). Voltados para Ele,vivendo d’Ele, partilhamos “a sua própria santidade” (Hb. 22,12). Por ele atraídos, somos enviados como anunciadores de sua presença inaudita. Missionários como Ele, o Missionário do Pai. Discípulo do Pai. Discípulos e discípulas da vida plena, missionários (as) do Reino da verdade e da graça, da justiça, do amor e da paz: Um reino de irmãos: Lema da CF/18!

Caros irmãos e irmãs como cristãos, não podemos nos acostumar com a violência, vendo-a como normal. Em nosso país há muitas formas de violência e que parece natural. Essas situações nos dão a sensação de que acostumamos com elas:

a) a violência racial;

b) a violência contra os jovens. O Brasil precisa valorizar mais sua juventude. No coração deles não se veem perspectiva de futuro. Precisa-se esforço na educação juvenil. Àqueles que estudam não tem emprego;

c) a violência contra mulheres e homens;

d) a violência doméstica, muito crítica no Brasil;

e) a violência através da exploração sexual e o tráfico humano, que são gravíssimos no Brasil;

f) a violência contra os trabalhadores rurais e contra os povos tradicionais. Por isso o grande inchaço urbano de forma desordenada, levando às grandes periferias e favelas e algumas violentíssimas nos grandes centros e assim tantos outros tipos de violência.

Pedimos ao Senhor Bom Jesus que, como discípulos e missionário, sejamos anunciadores de sua Boa Nova, num Reino de Irmãos!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo: Para sempre seja Louvado.

Deus abençoe a todos e tenham uma boa reflexão quaresmal!

Dom Henrique A. de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

Artigo publicado originalmente na Revista ‘Elo’ do mês de março/2018

Fraternidade e superação da violência

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.